
10 ALIMENTOS COM BOA SAFRA EM JULHO PARA ECONOMIZAR
O mês de julho começou e, com ele, o frio e a umidade relativa do ar mais baixa. Toda essa mudança provoca alterações na disponibilidade de alimentos, que podem ser mais caros ou mais baratos, dependendo da safra.
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) possui uma tabela com as principais hortaliças com boa oferta em julho. Confira quais são:
1. Atemoia

A atemoia possui as qualidades da cherimoia – polpuda, com menos sementes do que a fruta-do-conde –, mas que suporta temperaturas mais elevadas no cultivo do que a original andina (Foto: Elisa Correa / Editora Globo)
A atemoia é uma fruta resultado de uma experiência do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em Miami, em 1908, que testou o cruzamento da fruta-do-conde (Annona squamosa) com a andina cherimoia (Annona cherimola). A mistura deu certo e se tornou um fruto muito consumido no Brasil, rico em vitamina C, fibras e potássio.
2. Carambola

Originária da Ásia Tropical, a fruta é rica em vitamina C, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno e possui função antioxidante e diurética. Os brasileiros costumam consumi-la fresca, em sucos, saladas e sobremesas.
3. Cará

O cará é um tubérculo bastante nutritivo, com grande concentração de fibras, rico em carboidratos e tem poucas calorias. Geralmente confundido com o inhame, esse vegetal é um pouco mais comprido e possui poucos fiapos na casca.
4. Cupuaçu

Assim como o guaraná e o açaí, o cupuaçu é uma fruta amazônica rica em vitaminas, principalmente a C, sendo um alimento com propriedades antioxidantes. O fruto pode ser ingerido como suco, sorvete, creme, balas, bolos e tortas.
5. Ervilha

Fonte de proteínas e de carboidratos, apesar de não ser originária do Brasil, e sim da Ásia, a ervilha é muito consumida por aqui. Mais usada como ingrediente coadjuvante, às vezes a ela também é a protagonista, como em purês e sopas.
6. Inhame

Originário da Ásia, o inhame já era cultivado na Índia 5 mil anos antes de Cristo. O vegetal é rico em vitaminas do complexo B e em cálcio, ferro e fósforo. Na cozinha é bastante versátil: pode ser cozido em água, no vapor, assado, ralado, frito, virar purê, bolinho e até doce. As folhas também podem ser cozidas ou refogadas.
7. Mandioca

A mandioca, muito consumida pelos índios brasileiros, faz parte da base da culinária do povo brasileiro, ao lado do milho e da batata. Dela se faz o beiju, o tucupi e a farinha de mandioca.
8. Mandioquinha

Conhecida como mandioquinha, batata-baroa, batata-salsa, batata fiúza, cenourinha-amarela ou cenourinha-branca, esse é um dos alimentos que está na base da culinária brasileira. O tubérculo possui mais água que a mandioca tradicional e é rico em vitaminas A, B (B1) e C.
9. Mexerica

Mexerica, também conhecida por tangerina ou bergamota em algumas regiões do país, é uma fruta cítrica também rica em vitamina C e água. É comum ser usada em sucos, drinques e bolos.
10. Morango

O morango é uma unanimidade quando falamos em frutas. Ele costuma agradar a todos os paladares e pode ser usado para sobremesas variadas, drinques e até pratos salgados. Com poucas calorias e muitas vitaminas, também é uma boa opção para quem está de dieta e tende a ser mais barato no inverno.