5 ALIMENTOS PARA QUEM TEM GORDURA NO FÍGADO
A dieta para gordura no fígado tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação para diminuir os níveis de gordura no organismo, aliviar alguns sintomas, que podem incluir perda de apetite, dor do lado direito da barriga e dor de cabeça, além de evitar complicações, como é o caso da cirrose.
A gordura no fígado, também conhecida como esteatose hepática, normalmente é causada por hábitos alimentares inadequados, sedentarismo ou obesidade. A esteatose hepática também pode surgir como uma consequência da síndrome metabólica, que é quando se tem uma ou mais doenças associadas, como diabetes, colesterol alto e pressão alta. Entenda melhor as causas e os sintomas da gordura no fígado.
Assim, na dieta para gordura no fígado é importante aumentar o consumo de frutas frescas e naturais, vegetais frescos e cereais integrais ricos em fibras. Por outro lado, deve-se diminuir a ingestão de doces, como refrigerantes, açúcar e sucos, carboidratos, como pão branco, macarrão branco e arroz branco, e alimentos gordurosos, como margarina e frituras em geral.
O que comer
Os alimentos que devem ser priorizados na dieta para gordura no fígado são:
- Frutas frescas e naturais, como maçã, pera, abacaxi, pêssego, mamão, morangos, tangerina, laranja, graviola, limão e ameixa;
- Vegetais frescos, como abobrinha, rúcula, espinafre, berinjela, alface, tomate, cebola, cenoura e agrião;
- Cereais integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral, quinoa e aveia em flocos;
- Proteínas com pouca gordura, como ovos, tofu, frango e peixes de carne branca;
- Leite e derivados com pouca gordura, como leite e iogurte desnatados, e queijos brancos, como ricota, cottage e Minas frescal.
Além disso, alimentos ricos em gorduras saudáveis, como azeite, abacate, coco, amendoim, castanha, nozes e peixes ricos em ômega 3, como salmão e sardinha, podem ser consumidos, mas em pequenas quantidades. Confira outros alimentos ricos em ômega 3.
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados no tratamento da gordura no fígado são:
- Alimentos ricos em gordura, como queijos amarelos, requeijão, bacon, cordeiro, picanha bovina, pele de frango, carne de porco, chocolate, manteiga e margarina;
- Cereais refinados, como arroz branco, macarrão branco, pão branco e farinha de aveia;
- Alimentos ricos em açúcar, como biscoitos, sorvetes, doces em calda, geleias e sucos de fruta ou industrializados, como os de caixinha, garrafa ou sucos em pó;
- Alimentos industrializados, como molhos prontos, macarrão instantâneo, comidas do tipo fast food, pães de forma e comidas congeladas;
- Embutidos, como presunto, peito de peru, blanquet de peru, salsicha, mortadela, salame, linguiça, lombo e copa;
É também fundamental interromper o consumo de bebidas alcoólicas, como cerveja e vinhos, pois o álcool pode sobrecarregar o fígado, dificultando o tratamento.
Outras recomendações
Durante a dieta para tratar a gordura no fígado, é importante também beber bastante água ao longo do dia, sendo recomendado o mínimo de 2 litros por dia. Uma boa opção para aumentar o consumo de água é através da ingestão de alguns tipos de chás, como chá de boldo, de alcachofra e chá verde, que além de serem hidratantes, também possuem propriedades que ajudam no funcionamento do fígado.
Além disso, é importante dormir de 7 a 9 horas por dia e praticar regularmente atividade física. Esses são alguns hábitos saudáveis que ajudam no metabolismo de energia e na regulação de hormônios, contribuindo diretamente para diminuir a gordura no fígado.