Skip links

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AUMENTA EXPECTATIVA DE VIDA EM ATÉ 13 ANOS, SEGUNDO ESTUDO

Há muitos anos que o estilo de vida moderno vem sendo estudado, já que tende a causar sérios danos ao organismo humano. Porque o sedentarismo e a ingestão excessiva de comidas industrializadas e processadas podem causar doenças muito sérias”, afirma Juliana Mercês (30), (@julimerces), nutricionista que atua em Santo Antônio de Jesus. 

Juliana Mercês

Segundo nova pesquisa, a substituição de carnes vermelhas e processadas, bebidas açucaradas e grãos refinados por uma alimentação rica em grãos integrais, legumes, carnes magras, frutas e nozes aumenta a expectativa de vida em até 13 anos. Cientistas indicam que quanto mais cedo for alterada a dieta, melhor será a perspectiva de mais anos de vida. 

A alimentação inadequada resulta em diversos problemas de saúde e está associada a fatores de risco que causam aproximadamente 11 milhões de óbitos por ano. “Existem estudos que comprovam que uma alimentação pouco saudável pode levar a depressão e ansiedade, ou até mesmo agravar essas doenças. Uma alimentação que tenha a base em produtos ultraprocessados e industrializados, com muito açúcar e pouca ingestão de água”, explica a nutricionista. 

Neste novo estudo, publicado na revista “Plos Medicine”, os dados afirmam que uma dieta inadequada pode ser responsável por 44% das mortes que acontecem por conta de complicações cardiovasculares, e 26% dos óbitos por diabetes. “É uma pesquisa de estimativa de impacto, então não significa que esses resultados são aplicáveis em cada indivíduo, mas é uma estimativa populacional”, diz Aline de Carvalho, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo). 

Mesmo que o ganho de expectativa de vida seja menor à medida que a alimentação saudável seja adotada mais tardiamente, os autores observaram que a mudança tem impactos relevantes inclusive entre idosos. “Esse é um passo muito importante a ser dado, precisa querer sair da sua zona de conforto para que você alcance um objetivo. Tem uma frase muito popular que diz: você é aquilo que você come. E essa frase é totalmente verdade”, ressalta Juliana Mercês. 

Uma dieta equilibrada está relacionada ao aumento da expectativa de vida

A pesquisa também elencou quais seriam os alimentos mais importantes no aumento de expectativa de vida separadamente: nozes, leguminosas e grãos integrais. Cada um desses alimentos, segundo estimativa, poderia representar mais um ano de vida para a pessoa que incorporasse ao menos uma opção na dieta a partir dos 20 anos. 

Para melhorar a sua alimentação, você deve procurar um profissional capacitado para lhe ajudar, de preferência um nutricionista. Ter uma alimentação equilibrada é comer comida de verdade, então diminua os produtos industrializados, com gordura trans e aditivos químicos. A reeducação alimentar é um processo gradual, que depende muito da disposição do indivíduo em querer mudar”, finaliza Juliana. 

Fonte: Folha de S. Paulo

Victoria Mercês
10/03/22

Leave a comment