
AMARGOSA, CIDADE PREMIADA
Você deve estar se perguntando o que é que está acontecendo em Amargosa para a cidade, em um ano, ter recebido dois prêmios nacionais e um estadual. A resposta é simples: uma gestão voltada para a modernização de processos, redução de gastos, e desenvolvimento de projetos e programas que melhorem, de fato, a vida da população. Uma revolução sem precedentes na história do município. O fato é que o Brasil e a Bahia estão de olho em Amargosa.
O primeiro prêmio veio em outubro, na cidade de São Paulo, no Connected Smart Cities & Mobility, maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Amargosa recebeu o Selo Connected Smart Cities por ter um trabalho de gestão pautado pela eficiência e inovação, conectando Amargosa com o futuro e com a sustentabilidade. E você deve continuar a se perguntar: tá, mas o que isso significa na prática? Significa que Amargosa foi a primeira cidade baiana a implantar a tramitação de processos administrativos 100% digital; a primeira a adotar o Plano Diretor de Cidade Inteligente (PDCI) e também foi pioneira na disponibilização de uma central digital de serviços municipais para encurtar a distância com o cidadão e diminuir a burocracia. O município foi além e informatizou os serviços das secretarias da Saúde e Educação, tendo processos como matrícula, boletim, marcação de consulta e resultado de exames acessados por meio de aplicativo. Mas, e quem não tem acesso à internet? Nas praças públicas, a internet é gratuita, através das Árvores Digitais.
E quando falamos em sustentabilidade, a cidade que possui pouco mais de 37 mil habitantes, está à frente de muita cidade grande. 100% de sua rede municipal de Educação utilizam energia solar que também é usada para aquecer o sistema hidráulico das creches e do hospital municipal, e na iluminação das placas de identificação de logradouros públicos.
Já em novembro, durante o Congresso Nacional de Consórcios Públicos e Municípios, realizado também em São Paulo, a Federação Nacional de Consórcios Públicos (FENACONP) concedeu a Amargosa a Certificação de Boas Práticas na Gestão Pública e o segundo lugar nacional em seus programas de sustentabilidade e festas populares.
Além das iniciativas de sustentabilidade que já foram mencionadas, Amargosa reduziu em 20% sua produção de resíduos sólidos; implantou sistemas de captação e aproveitamento da água de chuva em 25% das escolas municipais e distribuiu, gratuitamente, 1.500 mudas de árvores nativas aos produtores rurais, reflorestando uma área de, aproximadamente, oito hectares.
O Programa de Festas Populares resgata, preserva e valoriza as manifestações culturais do município como o “Carnaval Cultural”, a “Burrinha”, o “Jaraguá”, o “Cão”, as caretas e as batucadas com seu ritmo característico. No mês de junho, a população da cidade triplica com a chegada de turistas para o São João. A prefeitura investe em infraestrutura, segurança e atrações locais e nacionais para realizar uma grande festa que já carimbou Amargosa como um dos destinos mais disputados do país para se passar o São João. Em dezembro, o “Natal de Luz” encerra o calendário de eventos com as principais praças da cidade decoradas e iluminadas.
O Programa de Festas Populares também busca incentivar as novas manifestações populares, como o Festival de Hip-Hop Cidade Jardim e o Xirê de Rua. É importante dizer que todo o trabalho de valorização cultural é realizado sem perder de vista o aspecto econômico que vem agregado ao turismo cultural, religioso e ecológico. É a garantia da sobrevivência dos artistas e das tradições.
Competir com grandes cidades – maiores e mais ricas do que Amargosa – e ter este reconhecimento, nos mostra que estamos no caminho certo e que, mesmo com poucos recursos, é possível fazer muito, transformar realidades e seguir conectado com o futuro”, afirma o prefeito Júlio Pinheiro, acrescentando que “Amargosa quer e pode ir ainda mais longe”. E Amargosa foi.
Para encerrar o ano com chave de ouro, o município ganhou o primeiro lugar em Gestão do Prêmio Band Cidades Excelentes, se destacando entre as cidades que têm entre 30 mil e 100 mil habitantes na Bahia. Esta é a segunda vez consecutiva que Amargosa vence a competição. Não tem pra ninguém.
Além do prêmio de melhor gestão, Amargosa ficou também com o primeiro lugar nas categorias “Saúde e Bem-estar” e “Sustentabilidade”; o segundo lugar em “Infraestrutura Urbana” e o terceiro lugar em “Educação”. E sabe por quê? Além de tudo que já falamos sobre sustentabilidade, eficiência, inovação e valorização cultural, o município tem projetos nas áreas de saúde e bem-estar que são referências na Bahia, principalmente na área de Atenção Domiciliar.
Um deles é o Programa de Fisioterapia Domiciliar que atendeu, entre 2018 e 2021, 400 pacientes por ano, entre zona rural e urbana, realizando ações para tratamento, reabilitação e controle dos riscos e danos de crianças, adultos e idosos com incapacidade funcional, deficiências ou comprometimento neuropsicomotor. Se na “cidade grande” a fisioterapia domiciliar custa caro e é para poucos, em Amargosa ela é pública, acessível a toda a população e já apresentou grandes resultados, como a redução dos casos de hospitalização, diminuição do tempo de internamento e melhoria do bem-estar dos pacientes.
Outro programa é o Melhor em Casa, serviço de atenção domiciliar que com uma equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo) já realizou 3.402 atendimentos.
Os dois programas otimizam os leitos hospitalares; humanizam e ampliam a assistência em saúde por meio de práticas clínicas, cuidadoras e inovadoras baseadas nas necessidades dos usuários.
Na educação, o IDEB do município não para de crescer e sabe por quê? Investimento. A educação em tempo integral é uma realidade em Amargosa que, dentro de alguns meses, ganhará seu maior centro de educação infantil. A nova unidade terá capacidade para atender cerca de 300 crianças. E a revolução na educação amargosense não para por aí. Escolas estão sendo reformadas e ampliadas; servidores concursados estão sendo convocados; aumento salarial acima da média nacional e a execução de diversos programas que levam a educação para além da sala de aula, apresentando novas perspectivas aos alunos.
É assim, com muito trabalho e resultados positivos, que a pequena cidade com pouco mais de 34 mil habitantes, se torna um exemplo para a Bahia e para o Brasil. E cada vez que Amargosa recebe um prêmio e sobe ao pódio, toda sua população sobre junto.
CANAIS DE ATENDIMENTO
SITE: HTTPS://AMARGOSA.BA.GOV.BR/
INSTAGRAM: @PREFAMARGOSA
FACEBOOK: @PREFEITURADEAMARGOSA
TELEFONE: 3634-3977
SAC MUNICIPAL DIGITAL NO WHATSAPP: (75) 3634-3977