APRENDA COMO ORGANIZAR ARMÁRIO DE COZINHA COM PERSONAL ORGANIZER
Sabe quando você procura um utensílio no armário da cozinha que quer usar no dia a dia ou naquele almoço especial no fim de semana e não encontra? Esse é o drama de muita gente que tem problema em manter a organização.
Não é uma tarefa fácil deixar panelas, louças, talheres e potes arrumados de um jeito que seja prático, por isso, falamos com a personal organizer Ana Flávia Furlan, que compartilhou dicas preciosas para fazer uma organização de armários, pequenos ou grandes, definitiva e certeira.
Como organizar os armários de cozinha
Ana Flávia explica que o processo de organização tem uma sequência que se repete em todos os ambientes da casa. “Você deve primeiro categorizar, ou seja, reunir os iguais por categoria. Assim, é possível ter uma ideia da quantidade de itens que tem de cada grupo. Vá fazendo categoria por categoria, uma de cada vez: panelas, talheres, potes, etc”, ensina.
O passo seguinte é fazer uma triagem, que significa tirar os excessos, do que não usa ou está quebrado. “Agora, você vai alocar, escolhendo o local ideal para aquela ‘família’ de itens e utilizando os organizadores para otimizar os espaços e facilitar o uso e a manutenção”, diz. Por último, coloque uma etiqueta no local escolhido para cada item, facilitando para que todos da casa voltem os objetos para o lugar depois do uso.
Organize os pratos
“Os pratos podem ser colocados em pilhas, desde que não muito altas para que o peso dos de cima não quebre os que estão embaixo”, recomenda Ana Flávia. Caso seja possível, separe as pilhas por modelos, como os rasos, os de sopa e os de sobremesa. “Assim, você não precisa movimentar pilhas que se sobrepõem quando quiser pegar um prato”, diz. Da mesma forma, os jogos diferentes devem ser guardados separadamente.
O melhor jeito de guardar as panelas
De acordo com a personal organizer, a maneira de guardar as panelas vai depender da quantidade delas e do espaço disponível. “A primeira opção é guardá-las tampadas, mas com a tampa ao contrário, de forma que o pegador fique pra dentro da panela. A tampa vai formar uma superfície plana e você poderá empilhar duas a duas”, explica.
Caso a altura não permita essa opção de organização, você pode colocar uma dentro da outra e deixar todas as tampas reunidas à parte, em um organizador específico para isso. “O ideal é que entre as panelas tenha um TNT, um feltro ou até mesmo um pedaço de papel toalha para que a panela de cima não risque a parte interna da que está por baixo. Já as frigideiras, podem ficar na vertical, em um organizador próprio, ou empilhadas também protegidas”, complementa a profissional.
Como organizar o armário de cozinha embaixo da pia
“Muitas pessoas acabam desperdiçando esse espaço por não saber o que guardar. Mas, a verdade é que ele pode ser muito útil e receber praticamente qualquer coisa. Só não é recomendado guardar mantimentos porque a umidade pode estragar a comida, nem eletrodomésticos, que podem ser danificados no caso de um vazamento”, diz Ana Flávia.
Pelo posicionamento desse armário, próximo à área de preparo dos alimentos, a profissional diz que o ideal é usar o espaço para itens como raladores, peneiras, bowls, escorredores, tábuas, entre outros utensílios geralmente usados para cozinhar.
Como armazenar os alimentos nos armários de cozinha
Os alimentos fechados devem ser guardados em um local protegido de fontes de calor e de umidade. Podem ficar até fora da cozinha, em um armário anexo. “Devem ser armazenados por tipo, considerando o espaço. Em uma despensa pequena, você pode colocar cestos plásticos separando, por exemplo, grãos, farinhas, massas e molhos, itens de café e enlatados. Já em uma despensa grande você pode subdividir mais as categorias, com um cesto apenas para arroz, outro para feijão, outro para farinha de trigo, outro para açúcar”, ensina Ana Flávia.
Lembre sempre de armazenar na parte frente do armário o que tem data de validade mais próxima. Já os alimentos abertos, devem ser armazenados mais próximos da área de preparo, em potes com fechamento hermético, identificados e com a data de validade.
“Você pode usar etiquetas lousa e caneta de giz líquido para anotar o que tem no pote e a data. Porém, preste atenção em um detalhe: alguns mantimentos têm uma data de validade quando fechado e outra quando aberto. Essa segunda é a que deve ser considerada! E uma dica bônus: o sal nunca deve ficar perto das ferragens dos armários porque irá enferrujar. Mesmo que sejam de excelente qualidade”, explica.
Como organizar armário de cozinha pequeno
Antes de tudo avalie seu acervo. “Muitas vezes, as cozinhas ficam lotadas de itens que não são usados, como desencaroçador de azeitona e fatiador de ovo, por exemplo. Além disso, há muitos utensílios repetidos, como funis, colheres de pau, raladores e potes”, diz a profissional. Então, fique com o que você realmente usa e se livre dos excessos se você tiver pouco espaço.
Para conseguir fazer essa separação, Ana Flávia compartilha um truque. “Pense sempre: eu preciso mesmo disso ou comprei porque me empolguei? A frequência com que uso justifica o espaço que ele me toma? Posso fazer o mesmo com outro utensílio multiuso?”. Depois da triagem, use e abuse dos organizadores para aproveitar os espaços aéreos. Porta-xícaras, prateleiras aramadas, suporte para refratários são algumas opções.
Use ainda os espaços alternativos, colocando as facas de corte em barras imantadas na parede, porta-temperos com imã na geladeira, um pote com utensílios próximo do fogão, formas na parte interna do forno, jogos americanos em um vão sobre a lava louças. “Aproveite todos os espaços possíveis! E olhe para cima! Às vezes colocar uma prateleira alta, rente ao teto, não atrapalha o dia a dia e garante espaço para armazenar os eletrodomésticos menos usados, por exemplo”, diz.
Segurança é fundamental
️Ana Flávia explica, ainda, que a cozinha é um local perigoso, onde acontecem muitos acidentes domésticos. “Por isso, é importante tentar deixar tudo à mão e livre de excessos. Coisas pesadas devem ficar em armários baixos. Nada de subir em bancos para pegar pilhas de refratários. Alias, use um organizador de refratários para eliminar as pilhas. Em casas com criança, evite potes herméticos de vidro e cuide para que os pequenos tenham acesso fácil ao que precisam, sem que tenham que subir em degraus ou apoiar nas bancadas”, diz.
Planeje antes de fazer os armários
“Quando for fazer seus armários chame uma personal organizer com especialização em marcenaria inteligente. Ela vai fazer a compatibilização do seu acervo e o planejamento interno da sua marcenaria, de acordo com as necessidades específicas para guardar seus itens. O padrão nunca vai te atender por completo. Essa análise específica será passada para o seu arquiteto e vai facilitar muito o planejamento do seu projeto de armários com excelência”, conclui.