Skip links

AS MARAVILHAS DO TIMBÓ

De mochila nas costas a gente se encontra na Serra do Timbó, famosa entre turistas, pesquisadores e apaixonados por natureza, essa região se caracteriza por ser um pedacinho do Bioma da Mata Atlântica em Amargosa e Ubaíra. Dentre as inúmeras belezas que podem ser localizadas na região, estão cachoeiras, grandes morros, nascentes, fauna e flora com diversidade inestimável além de paisagens espetaculares.

FAUNA E FLORA
Por conta do seu valor natural, a Serra do Timbó é um espaço de preservação e busca garantir a manutenção da biodiversidade local. Apenas nesta região, um levantamento realizado em 2006 e 2010 foram descritas cientificamente pela primeira vez 505 novas espécies de plantas com flores (Angiospermas). Além disso, podemos destacar a identificação e catalogação de uma nova espécie de leguminosas de nome científico Ormosiatimboensis, conhecida popularmente como Moela-de-aracuã e outras espécies. Os números da diversidade de animais existentes na região também são surpreendentes. Ao todo foram identificadas 44 espécies de répteis e 54 espécies de mamíferos. Dentre os 54 tipos de anfíbios foram encontradas também novas espécies, entre elas uma cujo nome é uma referência ao timbó, a Phasmahyllatimbo. A existência e preservação desses pequenos animais é muito importante, pois os anfíbios são conhecidos como bioindicadores da qualidade das águas. Por sua fragilidade e delicadeza, essas espécies só conseguem sobreviver em áreas bem preservadas.

O FAMOSO JEQUITIBÁ
No Timbó, uma planta chama atenção por sua exuberância e imponência em meio à vegetação, o Jequitibá, cientificamente chamado de Carinianalegalis. Segundo estudiosos, a árvore possui algo em torno de 30 metros de altura e mais de 500 anos de idade. Para se ter noção da sua grandiosidade, são necessárias cerca de 6 pessoas adultas para realizar um abraço completo em seu tronco.

POMBA – AMARGOSA
Após visitas de especialistas e estudiosos na região, o Timbó foi colocado como área de grande importância da biodiversidade para a conservação da Avifauna da brasileira, sendo abrigo para 255 espécies de aves diferentes. Segundo estudos realizados, nesta localidade possui a ocorrência de muitas aves que estão na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção. Dentre as espécies identificadas na região, foi possível observar a existência da Pomba – amargosa (Patagioenas Plumbea). O animal, que inspirou o nome da cidade, é considerado extinto localmente, por conta da caça predatória à sua espécie na região, mas uma pequena população conseguiu se manter preservada no Timbó.

A VISITA
Em Amargosa, o acesso pode ser através da localidade do Ribeirão, zona rural da cidade, através da Fazenda Timbó. Para adentrar à mata, é aconselhável o acompanhamento de um guia
especializado na região, para orientar sobre medidas de cuidado e prevenção, além de facilitar a realização do trajeto ainda desconhecido pelo visitante. No ambiente natural, os animais não estão expostos para serem vistos, a presença humana costuma afugentar os bichos e dificilmente o contato é possível. Apenas moradores locais e estudiosos da fauna sabem identificar a presença dos animais. O encanto das paisagens, unido à sensação de paz e tranquilidade que só a Serra do Timbó é capaz de proporcionar, se transformam em uma deliciosa experiência recomendada a todos os apaixonados por uma boa aventura ao ar livre.

 

Por Ilze Melo

Leave a comment