COMO CUIDAR DA PELE NO VERÃO
No verão o ressecamento da pele acontece de forma mais acentuada, por conta da maior exposição ao Sol e aos banhos de mar e piscina. “A gente precisa ter cuidado redobrado nesse período”, alerta a doutora Livia Martins, dermatologista que atende em Santo Antônio de Jesus.
“Precisamos prestar atenção no cuidado da proteção solar com as crianças, porque as crianças ficam mais expostas ao Sol e isso está relacionado ao aparecimento do câncer de pele no futuro, na idade adulta”, afirma a médica, ao dizer também que os melhores horários para se expor ao Sol é até às 10:00h da manhã e a partir das 16:00h da tarde.
Além do protetor solar, outros acessórios podem ser utilizados para se proteger do Sol e do calor, como as camisas de proteção solar, os chapéus e os sombreiros. “Mesmo em dias nublados é importantíssimo utilizar todas as medidas de proteção”, sugere a dermatologista.
Estar com a pele sempre hidratada também é muito importante para prevenir os ressecamentos causados nessa época solar. “Ao sair do banho de mar, tomar um banho de água doce, tirar o sal da pele e aplicar hidratação para rosto e corpo”, indica a doutora Lívia Martins.
“Os sabonetes nesse período também devem ser suaves, além de evitar o uso dos sabonetes antibacterianos, que também ressecam a pele. E os hidratantes pós Sol devem ser neutros”, também aconselha.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é que a proteção solar seja de fator 30, e precisa ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar. “O ideal é que a gente aplique antes até de vestir a roupa, para aplicarmos de uma forma bem generosa por toda área exposta”, sugere a médica.
É muito importante também que se faça a remoção de todo resíduo da pele, que será ainda maior durante esse período por conta das aplicações de protetor solar. “O uso da água micelar é muito bem-vindo nesse caso, por limpar de uma maneira mais suave”, indica a Dra. Lívia.
“Para aquelas pessoas que têm manchas na pele ou estão fazendo algum tratamento, os protetores faciais devem ser de cor, pois protegem mais da luz visível e dos raios ultravioletas propriamente ditos”, alerta.
Os tratamentos mais utilizados para danos causados pelo Sol utilizam a hidratação com ácido hialurônico injetável, que auxilia na retenção de água na área aplicada. “São tratamentos para aquela pele que já foi fotodanificada e já tem um grau de dano solar”, diz a médica.
“Em relação aos tratamentos preventivos, eles não existem. Na verdade, a proteção solar é a maior proteção que podemos ter em relação aos danos solares”, conclui a Dra. Lívia Martins.
Victoria Mercês
20/01/2022