Skip links

DA FAZENDA PARA A MESA: CONHEÇA A PROPOSTA DA ALTA GASTRONOMIA DO GRUPO LITTLEJOHN FARM PARA SAJ

Para mim, foi uma experiência Auge”, relatou, entre risos, Gleyson Silva (36), fundador da revista Auge, ao falar sobre o jantar inaugural promovido pelo grupo canadense Littlejohn Farm @littlejohnfarm, responsável por movimentar a cidade na última sexta-feira, tendo como cenário o antigo casarão onde funcionava a pousada Vila das Palmeiras. 

O antigo casarão conhecido por toda cidade servirá agora como cenário para futuros eventos e jantares

Fomos surpreendidos com o cuidado, com o zelo, com o conceito que o pessoal trouxe de uma gastronomia totalmente diferente, com sabores diferenciados que marcaram o nosso paladar”, disse o executivo, ressaltando, também, a preferência do grupo canadense por produtos orgânicos.

Eles tem um conceito bem bacana de plantar e usar o que eles plantam, assim como na criação dos animais, nada de comprar coisas no mercado. Foi uma experiência surreal”. 

Além disso, o fundador da revista Auge, orgulhoso, relembra que “Nós fomos a única mídia a participar do jantar, e para nós foi uma honra”.

Convidados selecionados participaram do jantar inaugural

O grupo Littlejohn Farm, responsável pelo jantar, foi fundado por Luhana Littlejohn (36), baiana formada em relações públicas, e pelo seu marido canadense, Zach Littlejohn (37), chef de cozinha e sommelier.

A gente se conheceu no Caminho de Santiago, alguns anos atrás, e já tem cinco anos que temos a empresa, a Littlejohn Farm. É o sobrenome do meu marido, vem da Inglaterra”, explica Luhana. 

A Família Littlejohn

A empresária, ao contar sobre o material utilizado na cozinha, deixa claro que “A gente tem uma fazenda no Canadá, 90% sustentável, então a maioria das coisas que a gente oferece nos nossos jantares, eventos corporativos e nas nossas aulas de culinária, vem da nossa terra. Estamos educando as pessoas a valorizarem determinados alimentos, especialmente a forma como eles são produzidos”.

A alta gastronomia proposta pela Littlejohn

A ligação entre Luhana e a cidade de Santo Antônio de Jesus tem raízes familiares, já que, segundo ela, “Essa casa tem uma história. Esse prédio foi construído no século 19, pelo tio da minha avó. Esse casarão chegou a ser até sede do governo. Teve uma época que a minha avó solicitou ao meu avô que ele comprasse o casarão, e aí o meu avô, Laurentino Bulhões, comprou-o na mão do tio da minha avó e manteve essa casa na família”.

Alguma coisa vinha me chamando para Santo Antônio de Jesus, que já faz parte da minha história, e ver esse prédio que estava aqui fechado por tanto tempo… Realmente, como pra muita gente, não estava caindo bem”, disse. 

Dessa forma, pensando em dar um novo significado ao lugar, lembrado pela recente população de Santo Antônio como a antiga pousada Vila das Palmeiras, Luhana e seu marido tiveram a ideia de realizar no local uma série de eventos intimistas regados a vinho e música ao vivo, tendo o primeiro jantar ao som da cantora Verena Santana @verenasantana_oficial e do cantor Júnior Keréto @juniorkereto, que tornaram o ambiente ainda mais harmonioso. 

São jantares gastronômicos, da fazenda para a mesa. São jantares menu degustação de mais ou menos oito pratos, todos eles harmonizados com vinho. E também sempre colocamos música ao vivo”, conta a empresária.

Luhana e seu marido nos preparativos

Ao explicar sobre o funcionamento dos futuros eventos, Luhana diz que “São jantares para quem quiser comprar os tickets, então a gente vai ter mesa para duas pessoas, quatro e dez. A gente sempre pergunta se os convidados seguem uma dieta específica ou tem alguma restrição alimentar, pra gente se preparar.” Além disso, revelou que “O menu do cardápio não é disponibilizado antes do evento, para ter um efeito surpresa”.

Preparos do chef Zach

Para Israel Pires @israelpires, fotógrafo da cidade e convidado especial da revista Auge para o jantar inaugural, “A gente presenciou o renascimento de um lugar que tem um valor sentimental muito importante para a nossa cidade. Eu fiquei muito feliz de participar desse momento. Foi um jantar impecável, com um menu perfeito, sem nenhum tipo de ressalva”.

O fotógrafo disse também ser perceptível o amor transmitido pela cozinha e pelos alimentos naturais. “Eu gosto muito dessa coisa orgânica. Com certeza eu voltarei de novo para viver essa experiência”.

A proposta do grupo é uma cozinha orgânica com pratos refinados

A atual secretária de cultura da cidade, Silvia Brito (59), considera o projeto como “uma iniciativa inovadora que gera renda, gera novos negócios e fortalece o nome de Santo Antônio no cenário regional cada vez mais”.

A gente espera que o santoantoniense e toda região possa desfrutar e valorizar uma experiência gastronômica de alta qualidade como essa, que foi trazida e que está sendo proposta pelo grupo“, afinal, Santo Antônio de Jesus é também “uma cidade de sabores, e não somente de comércio e serviço”, afirma a secretária. 

Um projeto doce feito sobremesa

Os próximos jantares já foram anunciados pelo grupo, com datas para o dia 16 de fevereiro e 02 de março. Para saber mais sobre os eventos, acesse o site https://www.littlejohnfarm.com/.

Fotos: Leonardo Freire e Paulo Leone

Victoria Mercês
08/02/22

 

Leave a comment