Skip links

DESENVOLVIDA E SUSTENTÁVEL: A CIDADE DO FUTURO

Uma cidade verde, arborizada, com população e poder público lutando juntos por uma Santo Antônio de Jesus sustentável, desenvolvida e empreendedora. Foi com este sonho em mente que Wenderson Brito abraçou a missão de se tornar o novo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Para realizá-lo, ele reconhece que há muito trabalho e desafios pela frente, mas acredita que, com o empenho e comprometimento da equipe e a contrapartida da população, há também muito a ser conquistado.

Para Brito, que sempre trabalhou no setor privado, um dos grandes desafios neste início de gestão será a adaptação em relação à velocidade nos processos do setor público. Com atuação profissional já reconhecida na cidade, Wenderson foi gerente da Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus por mais de 08 anos. Uma experiência que lhe permitiu conhecer as principais demandas do município no que se refere ao seu desenvolvimento econômico.

“O primeiro passo está sendo tomar conhecimento das rotinas e fluxos da secretaria. Em seguida, vamos em busca de ações para melhorar, simplificar e desburocratizar os processos e assim, tornar a máquina mais ágil e mais eficiente”, aponta Brito.

O secretário afirma que já estão sob os olhares atentos de sua equipe uma série de projetos que podem contribuir muito para o avanço dos grandes e pequenos empresários do município e, consequentemente, de toda a população. Exemplos desses projetos são a implantação da Sala do Empreendedor e do Espaço Colaborar, este em parceria com o Governo do Estado.

Ambos os projetos atuarão em espaços partilhados e já deverão estar disponíveis À população a partir de fevereiro. A Sala do Empreendedor, como o próprio nome sugere, será um espaço de acolhimento onde os empreendedores poderão tirar dúvidas, receber orientações e serem capacitados para que participem de compras públicas e licitações em condições de igualdade. Já o Espaço Colaborar será um ambiente altamente tecnológico e irá funcionar como uma espécie de hub, onde a população de Santo Antônio de Jesus poderá ter acesso à tecnologia que precisam para crescer ainda mais. Além desse, Wenderson sinaliza ainda que no setor de projetos já estão sendo planejados outros projetos como a Cidade Empreendedora, Smart City e projetos de educação ambiental.

“O meio ambiente será, sim, um desafio. Estou chamando os atores do meio ambiente para poder dialogar”, afirma o secretário que pretende gerir a pasta a partir de diálogos constantes com a sociedade civil organizada. “Precisamos tirar um pouco esse ar de que somos uma secretaria ambiental apenas de fiscalização ou de burocracia. A gente tá tentando simplificar os processos dentro da lei, mas queremos dar uma caraterística também propositiva e educativa”, complementa.

Ainda sobre a questão ambiental, Brito defende e reforça a importância de um olhar macro sobre o desenvolvimento econômico e sua intrínseca relação com o meio ambiente. “Vamos pensar um programa sustentável de desenvolvimento. Afinal, qual o conceito de desenvolvimento sustentável? É quando você consegue harmonizar o social, o ambiental e econômico. Vamos apoiar empresas que cresçam, mas se preocupando com o seu entorno”, destacou.

Equipe alinhada com o futuro

Wenderson destaca que a formação da equipe foi feita de modo 100% técnico. O quadro é composto por uma advogada e administradora, uma socióloga e pesquisadora, um analista de sistema e agente de desenvolvimento econômico, uma engenheira ambiental e sanitarista, um futuro engenheiro florestal, uma fiscal, um motorista para as fiscalizações e uma auxiliar de serviços gerais. “Na hora da montagem a equipe, foquei em trazer pessoas do econômico, do meio ambiente e do social para fazer, de fato, um desenvolvimento sustentável.”

Um desenvolvimento que, segundo Brito, depende também do apoio da população. “Precisamos entender que vivemos em sociedade. Temos que ter aquele zelo pelo nosso bairro, pela nossa rua, por tudo o que vamos deixar para os nossos filhos e netos. É nossa responsabilidade. Se você tem um poder público comprometido nesse sentido e tem o apoio da população, acho que as coisas fluem de forma mais positiva”, fnalizou.

Por: Daiane Dória – Group Auge

 

Leave a comment