
DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO: UMA CONVERSA QUE NOS LEVA AOS CÉUS
O Dia Mundial da Oração é comemorado em todo o mundo na primeira sexta-feira do mês de março. A prática está intimamente ligada à espiritualidade e às crenças de cada indivíduo. Segundo a psicóloga e pastora Tuany Silva (@tuanyoliveirasilva), “A psicologia fala muito sobre a questão da oração estar relacionada a alguns pontos, como por exemplo com os pacientes terminais. A oração causa uma sensação de maior tranquilidade, de bem estar, para que a pessoa possa lidar com aquela situação que está passando”, explica.
De acordo com a psicóloga, a oração é uma grande aliada para momentos difíceis, em que precisamos nos tranquilizar, mas muitas vezes não sabemos como. “Outra coisa também é a questão da espiritualidade mesmo, não só voltado para a oração, mas como cada um acaba exercendo essa espiritualidade. Normalmente a oração sempre faz parte, independentemente da crença, da vida das pessoas, de alguma maneira”.
“Para a psicologia, a oração funciona como um meio de se comunicar com o seu Deus, com aquilo que cada um acredita, e traz realmente uma sensação de bem estar para a pessoa. O cérebro acaba funcionando de uma maneira em que, nesses momentos de interiorização, haja a produção de hormônios da alegria e do prazer, como a serotonina e a dopamina, que ajudam no bem estar da pessoa”, argumenta Tuany.
Já em relação ao cristianismo, a oração é uma maneira de se comunicar com Deus, de falar sobre tudo o que se passa no nosso interior. “Com a oração nós falamos sobre o que estamos sentindo, o que estamos pensando, abrimos de fato o nosso coração”, enfatiza a pastora.
Afinal de contas, “Na Bíblia, em Tiago 5:16, fala que “A oração do justo é poderosa e eficaz”, chega aos céus e a Deus como uma maneira de comunicação, como uma forma de nos sentirmos mais perto do Senhor, de falarmos sobre as nossas tristezas e também das nossas alegrias”.
Para Tuany, a oração possui basicamente dois sentidos, um para os momentos de tristeza, em que estamos cabisbaixos e procuramos consolo, e outro para os momentos de alegria e prazer, em que a oração acaba sendo um momento de agradecimento por alguma conquista, pela realização de um sonho. “São objetivos diferentes, mas todos convergem para uma conversa com Deus, para um diálogo com o Senhor”, finaliza.
Victoria Mercês
04/03/22