DINHEIRO ESQUECIDO: MILHÕES DE BRASILEIROS CONSULTAM SITE DO GOVERNO PARA SABER SE TÊM ALGO A RECEBER
Mais de 37 milhões de consultas sobre dinheiro esquecido foram realizadas na segunda-feira (14). O número, disponibilizado pelo Banco Central, diz respeito ao SVR (Sistema Valores a Receber), que permite às pessoas e empresas saberem se existe algum recurso a ser resgatado de instituições financeiras.
Ao todo, 36,5 milhões de CPFs foram pesquisados no aplicativo de busca (gov.br) disponibilizado pelo Governo Federal, e entre os CNPJs, os números chegam às 808 mil consultas.
Para liberação das transferências bancárias, o órgão criou um calendário que varia de acordo com o ano de nascimento do cidadão ou da criação da empresa e a partir da data definida, será possível saber o valor que poderá ser resgatado. Para realizar a consulta, basta informar o CPF e a data de nascimento ou o CNPJ e data de abertura da empresa.
Para os nascidos antes de 1968, as transferências poderão ser solicitadas entre os dias 7 e 11 de março. Já para quem nasceu após 1983, a liberação ocorrerá entre 21 e 25 de março. Caso alguém perca a data definida, haverá um período novo de repescagem a ser estabelecido.
Em janeiro, a ferramenta SVR precisou ser retirada do ar após travar a página do Banco Central pela alta procura. Portanto, quem tem dinheiro a receber deverá retornar ao site na data informada no primeiro acesso e logar em sua conta gov.br, para solicitar a transferência dos valores, que deverão ser depositados via PIX, TED OU DOC em até 12 dias úteis.
Tendo em vista a diminuição do risco de fraudes, o acesso a conta será feito a partir de uma biometria facial já cadastrada em serviços do governo, ou por meio de uma conta bancária já existente, com informações previamente verificadas pela instituição financeira.
Para facilitar o leitor que fará a consulta, a revista Auge esboça em um rápido passo a passo sobre como realizá-la:
1- Consulte se possui valores a receber
Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/ informe o CPF e a data de nascimento, ou o CNPJ e a data de nascimento da empresa;
2- Se tiver dinheiro esquecido nos bancos, verifique seu cadastro Gov.br
O acesso gratuito é feito no site https://sso.acesso.gov.br/ ou pelo app Gov.br (que pode ser baixado no Google Play ou App Store;
3- Descubra quanto você tem para resgatar e peça a transferência do dinheiro na data agendada
No dia definido, volte ao site https://valoresareceber.bcb.gov.br/ e faça o login no SVR com sua conta Gov.br.
Fonte: Folha de S. Paulo
Victoria Mercês
15/02/22