
ENTENDA COMO NARIZ ENTUPIDO PODE SER UM SINTOMA DE GRAVIDEZ
Enjoo, dor nas costas, sonolência…Todo mundo conhece os sinais clássicos da gravidez. Mas também existem sintomas inesperados que nem todo mundo sabe — pode ser até que o seu médico se esqueça de mencioná-los por não serem tão comuns em todas as gestantes. Entre eles está a congestão nasal. Se você vive com o nariz entupido durante a gestação, saiba que existe uma explicação!
Acredite ou não, as mesmas transformações por trás dos sintomas frequentes podem justificar os mais malucos. Isso porque a partir da concepção, uma estrutura denominada trofoblasto, que dará origem à placenta, passa a produzir o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG). Apesar de ser fundamental para a manutenção da gravidez, ele pode promover efeitos adversos.
Estrogênio e progesterona, os hormônios femininos, também vão às alturas. Essa turbulência hormonal leva ao enfraquecimento do sistema imunológico da mulher. Além disso, o volume de sangue no corpo chega a aumentar até 50% por volta da 30ª semana. Associada aos altos níveis de progesterona, essa sobrecarga promove retenção de líquido e inchaço em diversas regiões do corpo, que vão explicar alguns dos sintomas mais incomuns, como a congestão nasal.
A retenção de líquido pode promover inchaço no revestimento da mucosa nasal, dificultando a entrada de ar e aumentando a produção de muco, especialmente incômoda para quem já tem rinite alérgica. “E o pior é que esse problema pode persistir até o final da gravidez”, avisa o otorrinolaringologista Olavo de Godoy Mion, do Hospital das Clínicas (SP).
O tratamento, segundo ele, consiste apenas na aplicação de soro fisiológico, para limpar as vias aéreas e reduzir a obstrução. Mas, atenção: nada de utilizar outros descongestionantes, que podem ser prejudiciais ao bebê. Ingerir bastante líquido e fazer inalação, sempre com soro fisiológico, também costumam aliviar o desconforto.