FESTIVAL DE JAZZ DO CAPÃO RETORNA VIRTUALMENTE APÓS PANDEMIA
Os workshops serão com algumas das atrações do Festival como Ivan Sacerdote, Felipe Guedes, Léa Freire, Marcelo Galter, Salomão Soares e Vanessa Moreno.
Nos dias 09 e 10 de novembro o Festival de Jazz do Capão (FJC) oferece quatro workshops ao vivo que serão exibidos pelo Canal do YouTube do evento (https://www.youtube.com/FestJazzCapao), para participar é preciso se inscrever no canal e ativar as notificações para receber os alertas. A programação do FJC será de três dias com shows, homenagens e participações afetivas. Os shows gratuitos serão transmitidos de 12 a 14 de novembro (sexta a domingo), às 20h, no canal do FJC no YouTube e, pela primeira vez, será transmitido na TVE, emissora pública da Bahia, para mais de 10 milhões de baianos nos 27 Territórios de Identidade.
No dia 09 de novembro (terça-feira), das 14h às 16h, será realizada a “Oficina de Prática de conjunto, improvisação e ritmos brasileiros com Ivan Sacerdote e Felipe Guedes”; das 16h30 às 18h30, workshop de “Percepção, Improvisação, Composição”, com Lea Freire (Quartinas).
“A ideia do workshop é conversar sobre percepção, composição, improvisação, medos e preconceitos, projeto de carreira, aspiração entre outros assuntos, o público pode ficar à vontade para fazer questionamentos”, afirma Lea Freire
No dia 10 de novembro (quarta-feira), das 14h às 16h, será realizado o workshop “A Liberdade no Piano e Voz”, com Salomão Soares e Vanessa Moreno; e das 16h30 às 18h30, o workshop “Composições do disco Bacia do Cobre” com Marcelo Galter.
A proposta do workshop com Marcelo Galter é um bate papo sobre seu primeiro álbum, “Bacia do Cobre”, lançado em 2021 pela gravadora Rocinante e seu processo criativo. “Um bate-papo sobre como surgiu o desejo de compor músicas para uma formação “incomum” no universo da música instrumental, que substitui a bateria do trio clássico de jazz por duas percussões. “A ideia é abrir para o público desafios e inspirações para compor músicas para piano em conexão com esta formação, tomando como base os estilos desses dois instrumentistas (Luizinho do Jeje e Reinaldo Boaventura), e do contrabaixo de Ldson Galter, que trazem essas referências da cultura musical afro-baiana”, destaca Galter. Em um formato de conversa e demonstrações musicais, Marcelo Galter convidará Ldson Galter para apresentarem em duo um pouco desse universo musical e criativo ao público.
Pela quinta vez, desde 2015, o projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado. O recurso é viabilizado através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O evento tem ainda o patrocínio cultural da Paulo Coelho and Christina Oiticica Foundation. A realização é da Cambuí Produções.
“Vale destacar a parceria com o Governo da Bahia, através do Edital de Eventos Calendarizados do Fundo de Cultura, garantindo a continuidade do Festival de Jazz na edição deste ano e já do ano que vem, em 2022. E essa parceria este ano amplia ainda mais com a transmissão da TVE, emissora pública vinculada ao Governo do Estado. Em tempos tão difíceis para a cultura nacional, ter a Bahia como uma ilha cultural é muito importante para a produção local”, ressalta o produtor executivo do Festival de Jazz do Capão, Tiago Tao.
Workshops
Ivan Sacerdote e Felipe Guedes
09/11 (terça-feira), das 14h às 16h – “Oficina de Prática de conjunto, improvisação e ritmos brasileiros”
Link https://www.youtube.com/watch?v=BgEcOLGTXT4
Os músicos são figuras atuantes na cena musical soteropolitana e prometem apresentar o resultado dessas vivências. Choro, Bossa, Baião, Samba-Reggae, Ijexá e Samba-Chula são alguns dos inúmeros estilos musicais que podemos encontrar no Brasil. Partindo dessa diversidade, os instrumentistas terão como plano de fundo o Jazz, a canção brasileira e o universo das rodas de choro para explorar os caminhos da improvisação.
Felipe Guedes é filho do bairro do Gantois em Salvador, produtor, arranjador e multinstrumentista. Nascido no berço do ouro negro da música baiana, foi premiado três vezes no Festival de Música Educadora FM com músicas Ilú minado (2014), Ifé (2018) e Suite do Chula mov. III (2020).
Participou, em 2017 do Ethno Germany (Alemanha), em 2019 da turnê “Photo Music Band” (França) de Albert Magister. Atua como arranjador, produtor e instrumentistas em discos de diversos artistas, com destaque para participação no disco “Obatalá – Uma Homenagem a Mãe Carmen”, em faixas com Lazzo Matumbi e Daniela Mercury. Integrou o show “Caetano Autoral” com Caetano Veloso e Ivan Sacerdote.
Ivan Sacerdote é clarinetista, compositor e educador, além de uma figura marcante da música brasileira. Dono de um toque plural e interpretações firmes, o músico possui bacharelado e mestrado em clarinete pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na música de concerto, já se apresentou como em orquestras sinfônicas. No universo da música popular, sua grande contribuição é visível nos trabalhos que já produziu. Rosa Passos, Hermeto Pascoal, Paulinho da Viola, Seu Jorge, Roberto Mendes. Esses são alguns dos artistas com que Ivan teve a oportunidade de dividir palcos e colaborar ativamente.
Foi vencedor do 17º Festival de música Educadora FM (melhor composição instrumental) em 2019. Seu primeiro disco como solista (Caetano veloso & Ivan Sacerdote) foi muito elogiado pela riqueza dos seus improvisos e arranjos. Indicado ao Grammy Latino de 2020, o disco insere Ivan Sacerdote na obra de Caetano Veloso, propondo um diálogo franco e intenso. Um clarinetista brasileiro que canta a Bahia, esse é Ivan.
Léa Freire (Quartinas)
09/11 (terça-feira), das 16h30 às 18h30 – “Percepção, Improvisação, Composição”
Link https://www.youtube.com/watch?v=MT_IXvdr-PM
Léa Freire adotou a flauta como seu instrumento, onde é autodidata e criou sua marca musical. Cantou 15 anos em coral, ao mesmo tempo em que se interessava pelo jazz, que a levou para a bossa nova, que a chamou para o choro e que lhe mostrou o caminho para os inúmeros ritmos brasileiros.
A flautista, pianista, compositora e arranjadora é reconhecida pela versatilidade que lhe permite transitar por variados ritmos musicais. Léa se mantém na ativa em diversos projetos musicais, educacionais, como arranjadora e em parcerias com outros nomes da cena instrumental brasileira e internacional.
Criou a Maritaca Discos, gravadora que há mais de 20 anos dedica-se a promover o rico cenário instrumental brasileiro, com mais de 50 álbuns lançados no catálogo. Ao lado da nata da música brasileira, tornou-se flautista improvisadora e celebrada compositora – suas parcerias com Joyce Moreno foram lançadas no Brasil, Japão, Alemanha e Inglaterra. Lançou seu primeiro disco, Ninhal, em 1997, quando também inaugurou a gravadora Maritaca, então vários outros discos vieram na sequência.
Seu trabalho de arranjadora e orquestradora continua, com concertos com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e concertos com orquestras no Brasil e no exterior. Viaja constantemente pelo Brasil realizando oficinas, residências artísticas e participando de festivais de música.
Salomão Soares e Vanessa Moreno
10/11 (quarta-feira), das 14h às 16h – “A Liberdade no Piano e Voz”
Link https://www.youtube.com/watch?v=6d2j2SSPXiw
Salomão Soares é vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 – Suíça e vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018. Com 31 anos, Salomão Soares vem se destacando como uma das grandes revelações da nova geração de pianistas brasileiros. Nascido e criado em Cruz do Espírito Santo, interior da Paraíba, e atualmente morando em São Paulo, Salomão é pianista, arranjador e compositor.
Vanessa Moreno é intérprete, compositora e vencedora do Prêmio Profissionais da Música em 2017 e 2018 na categoria ‘Cantora’. Natural de São Bernardo do Campo em São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 15 anos por intermédio do violão. A partir de então, vem construindo uma considerável trajetória como intérprete e compositora, com uma carreira já repleta de experiências em diferentes vertentes musicais, sendo reconhecida atualmente como um dos talentos da nova música brasileira.
Marcelo Galter
10/11 (quarta-feira), das 16h30 às 18h30 – “Composições do disco Bacia do Cobre”
Link https://www.youtube.com/watch?v=g8tJ9lonrnM
Marcelo Galter é pianista, compositor e arranjador baiano. Tem se destacado, por sua atuação nos mais diferentes segmentos musicais. Influenciado por múltiplas linguagens, tem como principal meio de expressão, a música instrumental criativa.
Iniciou seus estudos musicais como autodidata aos 13 anos, tendo suas primeiras lições formais de música aos 16 anos. Formou-se em Piano Erudito pela Universidade Federal da Bahia em 2001, orientado pelo professor Paulo Gondim. Participou de Master Class com Bárbara Nisman, Ricardo Castro e Dory Caymmi. Apresentou seu trabalho solo pela primeira vez em 2006 no Festival de Música Instrumental da Bahia.
Atuou ao lado de diversos instrumentistas em shows e gravações, entre os quais se destaca: Mou Brasil, Grupo Garagem, Letieres Leite Quinteto, Joatan Nascimento, Tito Oliveira Grupo, Orquestra A Fina Flor, Hermeto Pascoal, Duda do Recife, Arthur Maia, Nelson Veras, Stanley Clarke (EUA), Maria Pia de Vito (Itália), Steve Coleman (EUA), Grant Stewart (Canadá), David Richards (EUA), Vandy Harris (EUA), Yasek Manzano (Cuba), Boncana Maiga (Mali).
Por sua vez, trabalhou como arranjador nos shows em homenagem ao Centenário de Caymmi com Daniela, Mercury, Danilo Caymmi e Virgínia Rodrigues, Autêntica de Margareth Menezes e Magiô de Tito Oliveira. Com Daniela Mercury, Margareth Menezes e Letieres Leite participou de Festivais e turnês pela Europa, América do Norte, América Latina, Israel e Cabo Verde.
Atualmente, integra o Letieres Quinteto, Sylvio Fraga Grupo, acompanha a cantora Maria Bethânia (Show Claros Breus), e Margareth Menezes (Afropop e Autêntica). Acabou de lançar seu primeiro álbum solo “Bacia do Cobre” pela Gravadora Rocinante.
O Festival
Realizado pela Cambuí Produções, o Festival foi idealizado pelo músico e diretor artístico Rowney Scott e tem, em sua trajetória, oito edições realizadas. Em 2010 e 2011, o Festival contou com o patrocínio do então Ministério da Cultura. Após um ano sem patrocínio, o Festival retornou em 2013, 2014 e 2015, patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural. Em 2016 o festival não foi realizado, pois não obteve patrocínio. Desde 2017, o Festival de Jazz do Capão é um Evento Calendarizado, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, com complementação através da Lei Rouanet. Na edição de 2021 o evento é financiado pela Secretaria de Cultura da Bahia e pela Paulo Coelho and Christina Oiticica Foundation.
Em suas oito edições, o FJC levou para o seu palco artistas como Egberto Gismonti, Ivan Lins, Naná Vasconcelos, João Bosco, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Orkestra Rumpilezz, Dori Caymmi, Raul de Souza, Joyce Moreno, Debora Gurgel, César Camargo Mariano, Michaella Harrison (EUA), Gabriel Grossi, Kapelle 17 (Alemanha), além de artistas de Salvador e do Vale do Capão. Além da música, o FJC também promove workshops e campanha de conscientização ambiental.
Programação musical
A 9ª edição do Festival de Jazz do Capão (FJC) terá três dias de programação musical online, homenagens e participações afetivas. O evento gratuito será transmitido de 12 a 14 de novembro (sexta a domingo), às 20h, no canal do FJC no YouTube e, pela primeira vez, será transmitido na TVE, emissora pública da Bahia, para mais de 10 milhões de baianos nos 27 Territórios de Identidade.
Na programação grandes nomes da música local, nacional e internacional. A programação deste ano apresenta a Mostra Capão com Isa Cardona, Luciano Menderete, Leonardo Frodo e Çağıl Çokan Quarteto (Bahia); a Mostra UFBA com Angella Velloso Quarteto (Bahia); Ivan Sacerdote & Felipe Guedes (Bahia); Marcelo Galter e Grupo (Bahia); Salomão Soares & Vanessa Moreno convidam Guegué Medeiros (São Paulo); e Quartinas que tem em sua composição Léa Freire, Tatiana Parra, Tarita de Souza e Thaís Nicodemo (São Paulo). Nesta edição o FJC terá como atrações internacionais o venezuelano radicado em Los Angeles, Otmaro Ruiz; e Wanja Slavin – Lotus Eaters, da Alemanha. Além de uma série de “participações afetivas” e surpresas emocionantes.
Cronograma dos Workshops – Festival de Jazz do Capão
Cronograma dos Workshops – Festival de Jazz do Capão 09/11 (terça) 16h30 às 18h30 – Léa Freire – Percepção, Improvisação, Composição 10/11 (quarta) 16h30 às 18h30 – Marcelo Galter – Composições do disco Bacia do Cobre PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE JAZZ DO CAPÃO 2021 12/11/2021 – às 20h Local: Canal do Festival no YouTube https://www.youtube.com/FestJazzCapao e na TVE
Site – www.festivaldejazzdocapao.com.br Pasta de divulgação com releases e fotos https://drive.google.com/drive/u/1/folders/11hEIg7-2oFQVY8fJbWZzZ2230eJxc-5t
Fontes Rowney Scott – 71 98872-4028 09/11 (terça) 14h às 16h – Ivan Sacerdote e Felipe Guedes – Oficina de Prática de conjunto, improvisação e ritmos brasileiros Link https://www.youtube.com/watch?v=BgEcOLGTXT4
16h30 às 18h30 – Léa Freire – Percepção, Improvisação, Composição Link https://www.youtube.com/watch?v=MT_IXvdr-PM 10/11 (quarta) 14h às 16h – Salomão Soares e Vanessa Moreno – A Liberdade no Piano e Voz Link https://www.youtube.com/watch?v=6d2j2SSPXiw 16h30 às 18h30 – Marcelo Galter – Composições do disco Bacia do Cobre Link https://www.youtube.com/watch?v=g8tJ9lonrnM PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE JAZZ DO CAPÃO 2021
12/11/2021 – às 20h – Ivan Sacerdote & Felipe Guedes – Otmaro Ruiz (Venezuela/EUA) – Mostra Capão – Isa Cardona, Luciano Menderete, Leonardo Frodo e Çağıl Çokan Quarteto 13/11/2021 – às 20h – Marcelo Galter e Grupo – Quartinas – Léa Freire, Tatiana Parra, Tarita de Souza e Thaís Nicodemo – Mostra UFBA – Angela Velloso Quarteto 14/11/2021 – às 20h – Wanja Slavin – Lotus Eaters (Alemanha) – Salomão Soares & Vanessa Moreno convidam Guegué Medeiros Local: Canal do Festival no YouTube https://www.youtube.com/FestJazzCapao e na TVE Cronograma dos Workshops – Festival de Jazz do Capão 09/11 (terça) 16h30 às 18h30 – Léa Freire – Percepção, Improvisação, Composição 10/11 (quarta) 16h30 às 18h30 – Marcelo Galter – Composições do disco Bacia do Cobre PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE JAZZ DO CAPÃO 2021 12/11/2021 – às 20h Local: Canal do Festival no YouTube https://www.youtube.com/FestJazzCapao e na TVE
Site – www.festivaldejazzdocapao.com.br Pasta de divulgação com releases e fotos https://drive.google.com/drive/u/1/folders/11hEIg7-2oFQVY8fJbWZzZ2230eJxc-5t
Fontes Rowney Scott – 71 98872-4028 |
Site – www.festivaldejazzdocapao.com.br
YouTube – https://www.youtube.com/user/FestJazzCapao Instagram – www.instagram.com/festjazzcapao Facebook – www.facebook.com/FestivJazzCapao Twitter – https://twitter.com/festjazzcapao1 Pasta de divulgação com releases e fotos https://drive.google.com/drive/u/1/folders/11hEIg7-2oFQVY8fJbWZzZ2230eJxc-5t |