Skip links

MARIA CARMELITA NERY: UMA ETERNA APRENDIZ

Estudar na melhor idade é fazer parte do universo de colegas jovens e maduros e partilhar espaços como a sala de aula, biblioteca, corredores, conversas, piadas e botecos. Uma troca harmoniosa de muitas e diversas aprendizagens”, conta Maria Carmelita Nery (77), antiga secretária de educação de Santo Antônio de Jesus que realizou, posteriormente, o sonho de se formar no curso de direito, sendo a estudante de maior idade de toda a sua turma. 

A realização de um sonho

Nascida na zona rural do município de São Miguel das Matas, no ano de 1944, Maria Carmelita iniciou os seus estudos no internato das Sacramentinas em Amargosa, formando-se na educação fundamental e no ensino médio, habilitando-se em magistério, no ano de 1963.

Iniciei minha vida profissional no magistério em Santo Antônio de Jesus, na Escola Nossa Senhora das Mercês, e no Ginásio Nossa Senhora de Fátima, com turmas masculinas”, relembra ela. 

A relação de Maria Carmelita com a cidade “papa jaca” é de muito afeto, já que 40 anos após a sua chegada, foi contemplada com o título de cidadã santoantoniense, em razão dos relevantes serviços prestados no município e ao seu povo. “Atuei como secretária municipal de educação na gestão do antigo prefeito municipal Álvaro Veloso Bessa e do vice-prefeito Coi Mercês”.

Após alguns anos, Maria Carmelita afastou-se da cidade para estudar em Salvador, onde graduou-se em licenciatura na UFBA e se casou com Antônio Francisco Mascarenhas Rodrigues, com quem foi morar durante três anos na cidade de Vitória da Conquista, retornando para Santo Antônio no ano de 1975.

Com a família já consolidada e com dois filhos, Carmelita e o seu esposo decidiram residir em Salvador para acompanharem os estudos dos filhos. Nesse intervalo de tempo, Maria Carmelita graduou-se em pedagogia. “É necessário exercitar os neurônios para continuar sua existência com total capacidade mental”, sugere a eterna estudante.

Em 1996, fixamos residência em Santo Antônio até os dias atuais. Ao me aposentar das atividades de magistério em 2006, com filhos casados e residindo fora, e com o meu marido acometido com Mal de Parkinson, fui orientada pela equipe de psicologia da UFRB que, como cuidadora e acompanhante do portador da doença, deveria participar de atividades mentais e novas amizades para o bem estar familiar”, conta Maria Carmelita.

Assim, nunca deixou de acreditar no conhecimento e nos seus sonhos. Trilhando uma carreira profissional e pessoal com muito mérito e força de vontade. “À minha espera estava o curso de administração da FACEMP e na sequência surgiu o curso de Direito, sonho de juventude de ser advogada. Para mim, o sabor da felicidade está durante todo processo da graduação, no compromisso, na disciplina, e na execução dos objetivos e não apenas no futuro”, revela.

Maria Carmelita, além de todas as suas atividades acadêmicas, participou de eventos para implantação da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), onde participou da caminhada da Lapinha, no Terreiro de Jesus. “Fomos a pé, debaixo de chuva, para solicitar ao magnífico Reitor a implantação da UFRB nas instalações edificadas no Campo do Governo, no Campus de SAJ”.

Também implementei o “PROLEIGOS”, curso para habilitar 28 professores leigos de Santo Antônio de Jesus. Além disso, efetivei convênio com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para graduar 300 professores da rede municipal de educação”.

Outras grandes emoções foram receber o título de cidadã santoantoniense e graduar-me bacharela em direito, assim como, passar no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, conta, orgulhosa. 

Entre outras formações, Maria Carmelita graduou-se em Direito

Para Maria Carmelita, o segredo está em viver o presente com amor e com muita alegria. Como também, acreditar na nobreza dos conhecimentos, orientados pelas instituições e por toda a comunidade acadêmica. 

É preciso acreditar na força do conhecimento como elemento chave para o sucesso profissional, pessoal e de autorrealização. Assim, você rejuvenesce sua mente, seu corpo e sua alma. Ser uma eterna aprendiz é uma experiência fantástica”, finaliza.

Victoria Mercês
11/03/22

 

Leave a comment