Skip links

NFTs: O NOVO ARTIGO DE LUXO DO MUNDO VIRTUAL

Nos últimos meses, com certeza você viu muitas notícias e pessoas falando sobre estas três letras: NFT. Mas você sabe o que elas querem dizer? Basicamente, é algo único, que não pode ser substituído por outra coisa, como as obras de arte.

Então, ao adquirir um NFT, a pessoa está comprando um código de computador que contém o registro do objeto que comprova que ela é a proprietária do NFT, tal comprovação que se dá através de dados armazenados em uma blockchain.

Assim, os NFTs nada mais são do que certificados digitais de autenticidade. Mas o que é uma blockchain? Pense nela como um livro que qualquer um pode ter acesso, em que está escrito quem é o dono de cada ativo, quem o vendeu e por quanto foi vendido. 

blockchain
Imagem ilustrativa do que seria um blockchain

Porém, todas essas informações são criptografadas, ou seja, são escritas de uma forma que humanos não conseguem ler nem entender, o que garante a autenticidade e escassez dos NFTs. 

Isso permite a resolução de um grande problema dos criadores digitais na internet: tornar as criações escassas (já que são únicas) e, portanto, mais valiosas. A maioria dos NFTs faz parte do blockchain Ethereum, o segundo maior do mundo. E uma curiosidade é que eles não precisam ser uma imagem, podem ser também um áudio, vídeo, meme ou qualquer outra coisa digital.

É o desejo de possuir a propriedade do arquivo digital, em vez de uma cópia que pode ser obtida ao baixar a arte original, que faz as pessoas comprarem NFTs. Além disso, outros motivos são: fazer parte de uma comunidade, ter acessos exclusivos a lugares, jogos online e também a possibilidade de se envolver com influenciadores e celebridades.

O Bored Ape Yacht Club (BAYC) é uma das coleções mais famosas que existe e oferece diversos benefícios para os proprietários de seus NFTs, já tendo feito encontros na Califórnia, Hong Kong, Reino Unido e até mesmo uma festa em um iate em Nova York. 

Quando lançada, em abril do ano passado, os 10 mil macacos da coleção Bored Apes custavam 0,08 ETH cada, o equivalente a cerca de 190 dólares na época. Hoje, dificilmente você conseguirá comprar uma arte da coleção por menos de 120 ETH, o equivalente a 300 mil dólares. 

Famosos que adquiriram NFTs

O preço dos NFTs só é tão alto porque existem pessoas dispostas a pagar. Se, por um acaso, todos achassem que está muito caro e ninguém mais quisesse comprar, o preço poderia abaixar muito. Mas, assim como nas obras de arte do mundo real, o valor está nos olhos de quem vê. 

Existem diversas possibilidades de ganhar dinheiro com NFTs: você pode comprá-lo ou ganhá-lo, sabendo que seu valor pode explodir ou cair para zero. Outra possibilidade é “mintar” (expressão usada para criar um NFT) e fazer sua própria coleção, criando uma comunidade em torno dela e atraindo diversos compradores. 

Um ponto positivo para os criadores de NFTs é que é possível ganhar um percentual das vendas futuras deles. Ou seja, mesmo que a primeira venda seja barata, caso a coleção se valorize, quem a criou receberá uma espécie de royalties por cada venda, algo em torno de 10%, por exemplo. 

Os NFTs, como muitos não sabem, geram impactos ambientais, tendo em vista que muita energia é necessária para a mineração do Ethereum, e para o ecossistema das criptomoedas como um todo.

Mas um fato é que o mercado dos NFTs já ultrapassou os 40 bilhões de dólares. Para efeito de comparação, o mercado das artes, que existe há milhares de anos, é de 50 bilhões de dólares. 

Atualmente, o preço médio de um NFT caiu quase 50% desde o pico das vendas, em novembro do ano passado. Juntamente a isso, sua liquidez (velocidade em que um ativo pode ser convertido em dinheiro) despencou. Assim, o volume diário de negociação na OpenSea (maior mercado de NFTs), que era cerca de 250 milhões de dólares em fevereiro, baixou para “apenas” 50 milhões em março, uma queda de 80%. 

Um fator que influencia essa baixa é a queda do Ether (moeda mais usada para comprar NFTs) que caiu mais de 40% desde seu pico, em novembro, influenciando o ecossistema como um todo. 

Porém, oscilações acontecem em qualquer mercado. Portanto, ainda é cedo para dizer que os NFTs estão caindo por água abaixo. O número de compradores ainda é maior do que o número de vendedores e esses cripto ativos podem ser ótimos meios para bons negócios. 

Uma prova disso é que, no ano passado, os NFTs tiveram uma explosão em arte e mídia, sendo negociados e colecionados da mesma forma que obras de arte, seja pelo desejo da propriedade dos ativos ou por mera especulação. 

Mas, o que nem todo mundo fala é que ainda há muito espaço para o uso dos NFTs, pensando principalmente na certificação de propriedade de determinados dados. Ou seja, os NFTs poderão ser anexados ao mundo real, autenticando a propriedade de carros, roupas ou itens de luxo, por exemplo. 

Com isso, será possível garantir que seu carro é mesmo seu sem depender de papelada alguma. No caso de produtos luxuosos, o NFT pode garantir sua originalidade, até para te ajudar a evitar comprar peças de segunda mão que sejam falsificadas.

Fonte: The News

Victoria Mercês
21/03/2022

 

Leave a comment