Skip links

O PARAÍSO NORONHA

O pôr do sol, as praias, os passeios de barco, mergulhos, os golfinhos, as tartarugas marinhas e a culinária, estes são alguns dos encantos de Fernando de Noronha, o paraíso formado por vinte e uma ilhas e ilhotas, que tiveram origem vulcânica e atraem turistas de mundo inteiro. Há vários lugares em Noronha que são inesquecíveis, as Baías do Sancho, e dos Porcos e a Praia do Leão são alguns desses locais. Criado em 14 de setembro de 1988, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi declarado Pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Mundial da Humanidade em dezembro de 2001. E é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que tem como função equilibrar o turismo e preservação do local.

Quem vai a Fernando de Noronha, sempre quer voltar, foi o que aconteceu com a Psicóloga Jéssica Celeste, que voltou à ilha agora em 2020, quase dez anos depois da primeira visita. Ela pontua que aconteceram muitas melhorias na infraestrutura do lugar, mas que muitas coisas continuaram iguais, como as belezas naturais, a segurança e a receptividade dos trabalhadores do turismo e de toda a população local. “Os passeios, as praias são maravilhosos, a sensação de segurança que temos na ilha é incrível. Pode deixar os pertences na areia e entrar no mar sem se preocupar, andar a noite com todos os objetos sem o receio de ser assaltado. É uma experiência ótima”.

A locomoção na ilha é feita tradicionalmente com buggys, e os turistas tem a opção de alugar um destes veículos para se locomover pelo local. Com uma infinidade de passeios disponíveis, fica até difícil escolher o melhor, mas a psicóloga elegeu o seu favorito. “Dos passeios que fizemos, o que mais gostei foi o da canoa havaiana, porque nós temos um contato mais próximo com o mar, é muito diferente de um passeio de barco. Nele nós mesmos vamos remando, passamos por diversos lugares, é realmente um passeio incrível”. Relata Jéssica. Com tantos lugares maravilhosos, é natural tirar milhares de fotos, para isso há fotógrafos especialistas neste tipo de serviço na ilha. O escolhido por Jéssica Celeste foi o Neuronha, um dos mais conceituados e requisitados do arquipélago. Ele foi o responsável pelo ensaio da psicóloga, e tirou fotos estonteantes, como essas que ilustram a matéria.

GASTRONOMIA – Os restaurantes que funcionam na ilha têm um cardápio bastante variado, é possível desfrutar de praticamente todos os tipos de peixes e frutos do mar, além de comidas não tão características do litoral, como sushi, macaxeira, paella, e receitas com frutas tropicais. Um dos pratos mais procurados de Noronha é o peixe enrolado na folha de bananeira, a iguaria é característica do local. Para Jéssica Celeste, cada refeição na ilha valeu a pena, ela se deliciou com pratos que conseguiam unir uma estética incrível e um sabor maravilhoso. “Todas as comidas são maravilhosas, a apresentação dos pratos também é impecável. O que predomina são os frutos do mar, más há muitas outras opções, resumindo é tudo muito gostoso”. Conta a psicóloga que se mostrou ainda mais encantada pela culinária de Fernando de Noronha.

CURIOSIDADES DE NORONHA: Para entrar em Fernando de Noronha é necessário o pagamento de uma taxa de Preservação Ambiental no valor de R$ 75,93 por pessoa, ela deve ser multiplicada pelo número de dias que a pessoa deseja permanecer no local (depois do décimo dia, este valor aumenta). Na ilha fica localizada a menor BR do país. A baía do Sancho, uma das praias de Fernando de Noronha, foi eleita a praia mais bonita do mundo por quatro vezes. O ponto mais alto do arquipélago é o Morro do Pico que possui 323 metros de altura.

 

JESSICA CELESTE
FASHION | LIFESTYLE
PSICÓLOGA I EMPRESÁRIA
@JESSICACELESTE__

Leave a comment