Skip links

SAÚDE COM ALEGRIA

Em outubro de 2019, o Grupo Fernando Queiroz presenteou os pequenos grandes corajosos, seus pais e responsáveis com o Laboratório Infantil Fernandinho. Um espaço exclusivamente pensado para que o público infantil pudesse se sentir ainda mais acolhido em um momento que, para as crianças, pode se transformar numa experiência traumática. Com três unidades, uma em Santo Antônio de Jesus, outra em Nazaré e outra em Amargosa, o Fernandinho tem alcançado os objetivos a que se propôs: ajudar a galerinha a vencer o medo da agulhinha.

“Este foi um presente que decidimos dar no mês das crianças. Sempre tivemos a preocupação em tornar esse momento, na maioria das vezes muito temido, o mais acolhedor, lúdico e divertido possível. Isto porque prestar um atendimento diferenciado para as crianças garante que elas tenham uma experiência menos traumática no laboratório, e aumenta as chances de quando tiverem que retornar para realizar exames novamente, já não estejam tão resistentes porque terão lembranças positivas da última vez que estiveram aqui”, afirma Leda Queiroz, diretora administrativa do Laboratório Fernando Queiroz.

 

Acolhimento desde a chegada

Apesar de ter sido inaugurado há apenas três anos, o Fernandinho já conquistou a população da região pelo modo diferenciado como trata os pequenos pacientes, desde a chegada até o momento pós-coleta. Ao chegar no Laboratório, os responsáveis são direcionados à realização do cadastro e enquanto isso, a criança pode aguardar se divertindo em um espaço destinado exclusivamente para esta função. Com móveis adaptados, brinquedos interativos, TV com transmissão de desenhos animados e até animadores infantis, a criançada já entra na brincadeira criando um clima leve e divertido.

E a ludicidade se mantém até mesmo no momento em que os exames são realizados. Na sala, há uma TV disponível para exibir o desenho animado de preferência da criança. A tecnologia está a postos através de um scanner utilizado para que as veias sejam localizadas mais facilmente, óculos com realidade virtual também são disponibilizados, além de uma abelhinha que vibra e gela o local para aliviar o momento da coleta. O esforço para proporcionar um atendimento diferenciado, empático e especializado para o público infantil é coletivo. “Nossos coletadores se caracterizam de maneira lúdica, além de serem treinados para se direcionarem às crianças desde o início de maneira acolhedora. Fazem perguntas e iniciam diálogos adaptando o vocabulário para o melhor entendimento com o intuito de “quebrar o gelo”, identificar suas vontades e medos, explicar como será o procedimento, o porquê da sua necessidade, tudo para que ela se sinta mais segura e seja respeitada em sua individualidade. O responsável pode colocar a criança no colo se preferir e após a coleta é oferecido alguns brindes como forma de recompensá-la por sua coragem”, relata Leda Queiroz.

Fernandinho em cena

Além de toda a ambientação favorável e treinamento contínuo dos profissionais que atuam com o público infantil, o uso do mascote Fernandinho, um leão cheio de coragem, também contribui significativamente para transformar o momento de cuidado com a saúde em uma grande brincadeira. “O nosso mascote compõe o espaço e quando é entregue o certificado de coragem, contribui com a ideia de que a criança foi forte e corajosa como o nosso leão Fernandinho estimulando a ideia de que a coleta foi um ‘desafio’ que ela venceu com muita coragem e bravura”, salienta Leda Queiroz.
Para toda a equipe gestora e colaboradores do Laboratório Infantil Fernandinho, a sensação a cada desafio vencido pelas crianças é de dever cumprido. Pois, como ressalta Leda, “estamos realizando aquilo que acreditamos ser primordial e necessário em qualquer local, principalmente na área da saúde”.

 

ATENDIMENTO.
CENTRAL DE MARCAÇÃO: (75) 3162-5900

Leave a comment