Skip links

UMA HISTÓRIA INSPIRADORA

Funcionando em um imponente e moderno edifício, na Rua Armando Tavares, no coração de Santo Antônio de Jesus, o Laboratório Fernando Queiroz, fundado em 1966 por Dr. Fernando Carlos Pinto de Queiroz, completa 55 anos de uma história de sucesso, pioneirismo e união entre seus mais de noventa colaboradores e, principalmente, entre a família Pinto de Queiroz, que administra o laboratório há duas gerações. Em cinco décadas e meia de funcionamento, o empreendimento destacou-se em diversas frentes, como tecnologia aplicada, capacidade técnica e inovação, tudo isso para oferecer o que é o primordial, a qualidade no atendimento. Um pensamento, quase um mantra, é consenso entre os gestores Fernando Carlos Pinto de Queiroz Filho, Adriano Carvalho Pinto de Queiroz e Leda Souza Farias Pinto de Queiroz: é preciso ter qualidade em todos os setores, da coleta ao resultado, mas, principalmente, qualidade no contato humano, este é o grande diferencial.

HISTÓRIA

Farmacêutico e Bioquímico, Dr. Fernando Queiroz retornou a Santo Antônio de Jesus para montar o primeiro laboratório de análises clínicas da região, mesmo com muitas opiniões contrárias, que não acreditavam que tal empreitada tivesse êxito, já que na época os atendimentos médicos apoiavam-se basicamente nos exames clínicos. Um ano depois, a convite do irmão, Dr. Ursicino Queiroz, fundaram juntamente com outros sócios, a Clínica Urmec, onde o laboratório passou a funcionar. Foram muitos desafios, poucos médicos na região, mas, ainda assim, Dr. Fernando Queiroz persistiu no seu objetivo. O laboratório que começou em uma sala alugada em 1966, passou a funcionar na Clínica Urmec, na Rua Rui Barbosa e depois na Rua Armando Tavares. Há cinco anos aconteceu a última mudança para a sede atual e representou um marco nestes 55 anos. Um ponto de virada, no que se refere a conforto e à capacidade de incorporar todas as tecnologias que, hoje, fazem parte do seu portifólio.

A evolução tecnológica começou com o próprio Dr. Fernando Queiroz, com ideias inovadoras e um desejo de modernização que lhe era peculiar. Ele é lembrado pelos filhos como um visionário. “Meu pai sempre foi um cara muito à frente do seu tempo, ele já sonhava em comprar equipamentos de ponta desde o começo, mesmo não tendo condição de investir. Ele sempre olhava pra frente e dizia que um dia chegaria lá. Todo ano ele participava dos congressos e tentava ao máximo acompanhar o mercado”, conta Dr. Fernando Queiroz Filho, com admiração sobre o pai. O médico hoje faz parte do Conselho do Laboratório.

LEGADO

Hoje, os filhos e a nora do fundador administram o laboratório, que cresceu, se aperfeiçoou, expandiu e se tornou referência na região. Mesmo sendo a inspiração para que os filhos se dedicassem à área da saúde, infelizmente, Dr. Fernando Queiroz não teve a chance de trabalhar efetivamente junto com os filhos. Dr. Adriano Queiroz conta como ocorreu a transição de comando. “Uma coisa que queríamos e não tivemos o privilégio foi trabalhar com ele. Quando eu tinha um ano e meio de faculdade meu pai sofreu um AVC durante uma cirurgia de ponte de safena e ficou incapaz de administrar o negócio. Nesse intervalo, ficamos em Salvador estudando e dando suporte ao laboratório. Foi uma época muito difícil. Minha mãe, então professora, pediu a aposentadoria para cuidar do meu pai e assumir as funções administrativas da empresa”, conta o farmacêutico e bioquímico, presidente da empresa.

“A nossa vocação para seguir na profissão foi uma questão de exemplo, meu pai vivia dentro do laboratório e ainda cuidava do banco de sangue da cidade. Nos finais de semana ele ficava de sobreaviso, pois sempre era chamado quando ocorria alguma intercorrência e havia necessidade de exames e/ou transfusão sanguínea. Na época não existia o Hospital Regional, todas as urgências eram encaminhadas para a Santa Casa, e a responsabilidade de manter o banco de sangue abastecido para eventuais necessidades era do meu pai. Ele sempre nos levava para o laboratório, para o banco de sangue e para a Santa Casa, então a
vida da gente foi toda sob esse exemplo”, reforça Dr. Fernando Queiroz Filho.

EXPANSÃO

O processo de expansão aconteceu de forma natural e planejada devido à estruturação e organização do laboratório. A primeira filial foi implantada no Shopping Itaguari e depois expandiu para outras cidades. Hoje, a empresa está presente em Amargosa, Nazaré, São Felipe, Tancredo Neves, Valença e Ituberá. Em Santo Antônio de Jesus está sediada a matriz, a unidade Mulher e uma unidade para atendimento geral no Shopping Itaguari, unidades na Clínica Idefi e Clínica São Lucas. Além da Unidade Mulher, com uma equipe exclusivamente formada por mulheres, com preparo e capacitação para atender todas as demandas femininas.Foi criado no prédio da matriz o Laboratório Fernandinho, especializado no atendimento de crianças até 12 anos. “Tivemos a preocupação desde o material de coleta, que é todo voltado para a criança, óculos 3D com um desenho, um aparelho que vibra no braço para desviar a atenção da criança do incômodo da agulha e scanner de veia. Criamos um ambiente agradável. Até mesmo o fardamento dos profissionais foi pensado para este público, na tentativa de tornar a experiência a menos traumática possível”, exemplifica Dr. Adriano Queiroz.

MULHERES NO COMANDO

O comando técnico e administrativo esteve nas mãos do Dr. Fernando Queiroz até o seu afastamento, quando sua esposa, Margarida Maria Carvalho Pinto de Queiroz, assumiu todo esse setor do laboratório. Com ela na direção, o Laboratório Fernando Queiroz passou por um momento importante de modernização técnica e aumento exponencial do número de serviços prestados. Durante a sua gestão, dona Margarida Queiroz presenciou a chegada, em definitivo, dos filhos para assunção de cargos na empresa.

Em 2008, quando Leda Souza Farias Pinto de Queiroz, esposa de Dr. Adriano Queiroz, começou a sua jornada no laboratório, dona Margarida passou o bastão para a nora. Capitaneado pela nova gestora, o empreendimento passou por uma nova era de modernização, desta vez na parte administrava. Acumulando cargos no financeiro, RH, marketing, almoxarifado e treinamento de funcionários, Leda Queiroz informatizou setores, contratou consultorias e concluiu a profissionalização iniciada pela sogra. “Consultorias privadas, o Sebrae e a Rede Labforte nos ajudaram a profissionalizar o laboratório. Eu diria que hoje temos um empreendimento financeiramente sólido, uma empresa equilibrada em tudo, que procura fazer novos investimentos em tecnologia, continuamente, mas sempre com os pés no chão”, explica a diretora administrativa da empresa. Pelo trabalho desenvolvido enquanto esteve à frente do laboratório, o prédio sede do Fernando Queiroz leva o nome da matriarca da família, Edifício Margarida Maria Carvalho Pinto de Queiroz.

PREPARADO PARA O FUTURO

Utilizando equipamentos únicos em toda a região, a exemplo do Vitros 5600, que funciona por química seca e realiza exames hormonais, bioquímicos e de imunologia, ao mesmo tempo, produz resultados totalmente confiáveis, versáteis e rápidos. A empresa segue ditando um padrão técnico de excelência, se tornando o único laboratório da cidade com certificação DICQ, Acreditação reconhecida internacionalmente, do Programa Nacional de Controle de Qualidade da SBAC- Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. O Laboratório Fernando Queiroz completa 55 anos de uma história repleta de desafios e sucesso, comemorando o presente e totalmente preparado para dar continuidade ao legado de êxito iniciado por Dr. Fernando Queiroz e Dona Margarida Queiroz.

Nossas Unidades:
SANTO ANTÔNIO DE JESUS
Matriz: Rua Armando Tavares, 103 – Centro
Laboratório Infantil: Rua Armando Tavares, 103 – 1° Andar – Centro
Shopping Itaguari: Av. Dois de Julho, s/n° Térreo – Centro
Laboratório da Mulher: Av. Dois de Julho, s/n° 3° Piso – Shopping Itaguari – Centro
Idefi: Waldemar Pinto de Queiroz, 271 – Centro
São Lucas: Av. Barros e Almeida, n° 114, Centro
AMARGOSA: Hospital Coração do Vale – Praça Dr. Hélio Neves Rocha, 08
NAZARÉ:  Clínica São Cristóvão: Rua Dr. Aurélio Miranda, 51 – Conceição
TANCREDO NEVES: Clinica Ame: Rua Alto da Colina, s/n° – Ginásio
VALENÇA: Ima Valença: Praça da República (esquina com a Marechal Floriano), 182 – Centro
SÃO FELIPE: Clínica Someg: Rua Goes Calmon, 3A – Centro
ITUBERÁ: Ima Ituberá: Praça Rui Barbosa, 68 – Centro

Leave a comment