Skip links

AMIGAS DO PEITO

Nasceu em Santo Antônio de Jesus, em 2011, o grupo as Amigas do Peito. O movimento foi iniciado por Cristina Diniz, uma santoantoniense que havia descoberto um câncer de mama há pouco tempo e convidou mais seis mulheres que passavam pela mesma situação, para conversar sobre os desafios, os traumas e as conquistas que eram comuns durante o processo. Dessa união nasceu o Amigas do Peito, uma rede de apoio que 10 anos depois do início despretensioso tem ajudado centenas de mulheres em todo o Recôncavo a passar pela luta contra o câncer.

AMOR AO PRÓXIMO
Ao longo de uma década foram realizadas diversas ações pelas Amigas do Peito, o grupo realiza doações de perucas, que são confeccionadas por elas ou doadas por mulheres que já terminaram o tratamento, assim como lenços e adereços que possam trazer mais conforto e melhora na autoestima das mulheres que perdem o cabelo durante a quimioterapia. Através de um trabalho sério, sem fins lucrativos, e de grande relevância, o Amigas do Peito criou vínculos com diversas clínicas em Santo Antônio de Jesus e, por meio destas parcerias, tem viabilizado a realização de diversos exames, de forma gratuita, em mulheres que teriam o diagnóstico ou tratamento comprometidos por uma espera prolongada pelo atendimento no sistema público de saúde.
O grupo tem como foco principal a educação preventiva, para um diagnóstico precoce, o que impacta diretamente tanto o tratamento quanto as chances de cura do paciente. As Amigas do Peito criaram também projetos que auxiliam as mulheres durante e após o tratamento. Um deles é o Fuxicos de Maria, um grupo de apoio terapêutico com trabalhos manuais como fuxico, tapete de retalhos, colagem e bijus, com mulheres que não retornaram ao mercado de trabalho. As participantes são acompanhadas por instrutores voluntários, o projeto funciona na sede das Amigas, uma vez por semana, sempre às segundas-feiras.
Outro projeto é o Grupo de Apoio e Autoestima Cris Diniz, do qual pacientes oncológicas, de qualquer idade ou município, podem participar. As reuniões acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês, às 18h30min na Clínica Oncocenter, e são capitaneadas por duas psicólogas. Com os desdobramentos da pandemia, as reuniões têm acontecido de forma virtual. Formado por mulheres fortes, o Amigas do Peito é o retrato da generosidade de quem, mesmo passando por um momento de turbulência, não deixa de estender a mão ao próximo. A organização do grupo as Amigas do Peito, que recebe essa homenagem do Grupo Auge, fica a cargo da Sandra Ribeiro, Edneia Sena, Joselita Rodrigues, Cristina Diniz (in memoriam), Tayse Rodrigues, Valdelice e Zenilia Brandão (in memoriam).

 

Leave a comment