ANSIEDADE EM CRIANÇAS
Sensação de falta de ar, suor excessivo, taquicardia, medo, náuseas, boca seca e tontura. Estes são alguns sintomas manifestados por pessoas que sofrem com o Transtorno de Ansiedade. Esse termo, geralmente, é utilizado ao se descrever uma preocupação excessiva ou quando há um sofrimento antecipado de eventos, podendo desenvolver um comportamento disfuncional diante de um perigo real ou imaginário. Ao contrário do que se costuma pensar, o Transtorno de Ansiedade não acomete apenas pessoas adultas. As crianças também podem ser vítimas e demandam um olhar atento dos pais e cuidadores para as pistas da Ansiedade Patológica, que podem transparecer no comportamento delas.
1º – Transtorno De Ansiedade De Separação (Tas )
A criança apresenta uma reação emocional exagerada diante do afastamento dos pais ou cuidadores. Alguns sintomas: Dor de barriga e de cabeça, Forçar o vômito, Se recusa a ir para a escola com frequência, Nega-se a comer, Se recusa a ir dormir na sua cama, Sente medo de que algo aconteça com os pais , Febre e escapes de xixi.
2º – Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Caracterizado pela preocupação excessiva por diversos aspectos da vida, de forma intensa e prolongada. Manifestam comportamentos de insegurança, perfeccionismo e preocupação excessiva com catástrofes, doenças, guerras, fenômenos climáticos, violência, mortes, acidentes e com a segurança de amigos e familiares..
3º – Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social
É um transtorno incapacitante e altamente prevalente em crianças e adolescentes. É caracterizado pelo medo excessivo e persistente de situações sociais ou de desempenho pessoal. Não tratado, pode interferir no funcionamento emocional, social, escolar e também na adolescência.
4º – Transtorno do Pânico
Ocorre quando as crianças têm ataques de pânico inesperados, podendo ser por medo de que algo ruim aconteça. Apresentam sintomas intensos como taquicardia, falta de ar, tonturas e desmaios. Por isso elas ficam sempre alertas e com medo que a crise volte a acontecer.
FIM DO MAPA MENTAL
Em todos os casos é imprescindível a busca por uma avaliação e acompanhamento psicológicos, orientação e psicoeducação parental, e apoio da família e escola (mesmo em aula remota) para que possam conhecer e lidar com a criança de maneira assertiva.
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