Skip links

APRENDA: COMO ESCOLHER E ORGANIZAR OS MÓVEIS PARA UM QUARTO PEQUENO

Cada vez mais é maior o número de imóveis pequenos, crescendo também a existência de cômodos compactos, dentre os quais o quarto. Diante disso, as dúvidas sobre como decorar um pequeno dormitório se tornam frequentes. Mas é super possível ter um quarto confortável e funcional, ainda que ele não conte com muito espaço.

Medidas

Pensar nas medidas é o que deve ser feito primeiramente ao se trabalhar com um quarto pequeno. Pois dessa forma, o profissional de arquitetura começa a trabalhar com a disposição do mobiliário que o cômodo comporta.

Necessidades

Depois, é preciso ter clareza quanto às necessidades de quem habitará o ambiente. Assim, é preciso que se faça um estudo para avaliar todas as possibilidades para que esse espaço atenda da melhor forma as necessidades de quem usará, além de transformá-lo, também, em um ambiente acolhedor.

Aproveitar os espaços é essencial
Maleiro em cima da cama para aproveitar todos os espaços

A escolha dos móveis 

Na hora de compor os móveis em um quarto pequeno, vale a regra do “menos é mais”. O ideal é investir apenas no que é essencial e, sempre que possível, procurar por móveis multifuncionais.

Para os arquitetos, camas, guarda-roupas e apoios laterais, por exemplo, devem buscar a ampliação de espaços para organização. Na cama, a decisão por um modelo box com baú ou uma marcenaria executada especialmente para o projeto. Já para os móveis laterais, a presença de gavetas se configura como mais um cantinho para a distribuição dos objetos pessoais.

Circulação

O tamanho dos móveis adquiridos também é importante, visto que se forem muito grandes para o ambiente, podem atrapalhar a circulação. Deve-se ter cuidado principalmente com os armários que ficam paralelos à cama, pois, caso não seja possível a colocação de portas de correr, as portas de abertura manual podem dificultar o acesso aos armários.

Portas de correr e quartos pequenos
Portas de correr ajudam na organização de quartos pequenos

Eletrodomésticos 

Para quem gosta de televisão no quarto, este é outro ponto que deve ser observado, já que não dimensionar corretamente o tamanho da televisão em relação à altura e polegadas corretas pode tornar-se desconfortável assistir à TV enquanto se está deitado na cama.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Victoria Mercês
11/04/22

 

Leave a comment