Skip links
arraial

ARRAIAL D’AJUDA; TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA EXPERIMENTAR ESSE LUGAR PARADISÍACO

Arraial d’Ajuda  é um dos mais encantadores destinos de praia no Litoral Sul da Bahia. Parte da rota conhecida como Costa do Descobrimento, e distrito de Porto Seguro, a charmosa vila de Arraial d’Ajuda é bem fácil de ser visitada. Ideal para aquela viagem rápida, quando não temos tempo de organizar e queremos mesmo é relaxar. Repleta de cenários incríveis, mas sem muitas obrigações turísticas a cumprir, esse pedacinho da Bahia está na medida exata entre descanso e agito. Aproveite os dias em Arraial d’Ajuda para recarregar as baterias e ser feliz sem se preocupar. Você merece!

Quando ir a Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda é um ótimo destino para praia para o ano todo. As chuvas estão distribuídas ao longo dos meses e o sol sempre aparece, afinal, estamos falando da Bahia. E a Bahia não decepciona jamais!

Para quem deseja reduzir as chances de pegar chuva, a melhor época para viajar a Arraial d’Ajuda é nos meses de junho, julho, agosto e setembro, com precipitação entre 60 mm e 70 mm. Já os que buscam dias tranquilos e preços mais camaradas devem evitar a alta temporada de verão e todos os feriados.

Vale também ficar atento à tábua de marés. As famosas piscinas naturais que tomam conta do mar de Arraial d’Ajuda são visíveis especialmente nas luas nova e cheia, quando acontece a chamada “maré viva”. Prefira viajar a Arraial d’Ajuda nestes períodos, quando o mar está ainda mais espetacular.

  • Meses mais chuvosos – novembro, dezembro, março e abril;
  • Meses menos chuvosos – junho, julho, agosto e setembro;
  • Alta temporada – dezembro a fevereiro, julho, além de todos os feriados prolongados do ano;
  • Melhor época para ir a Arraial d’Ajuda: durante as luas nova e cheia, quando acontece a maré viva e as praias ficam com piscinas naturais.

Como chegar a Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda está distante apenas 10 km do Aeroporto de Porto Seguro (via travessia de balsa), principal porta de entrada para os turistas que chegam de todo o país. A partir do Aeroporto de Porto Seguro, será possível seguir até Arraial d’Ajuda de carro, ônibus, táxi, Uber ou transfer particular. Bem fácil! Fique atento ao preço da passagem aérea e não deixe a compra para a última hora, especialmente nos períodos de alta temporada, como verão e feriados.

O que fazer em Arraial d’Ajuda: praias, passeios e pontos turísticos

As praias de Arraial d’Ajuda são o principal motivo que leva tantos turistas a esse lindo trecho do Litoral Sul da Bahia. Difícil não se encantar pelo agito da Praia do Mucugê, os beach clubs da Praia do Parracho, as piscinas naturais e falésias da Praia da Pitinga ou a faixa de areia deserta da Praia de Taípe, que rende um dos melhores passeios em Arraial d’Ajuda. Sem falar no espetacular mergulho no Parque Marinho de Recife de Fora e no Arraial d’Ajuda Eco Parque, um parque aquático à beira-mar.

Além das praias, quem visita Arraial d’Ajuda encontrará um charmoso Centro Histórico, onde estão a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, considerada o primeiro Santuário Mariano do Brasil; casarios coloniais coloridos, onde funcionam lojinhas de artesanato, cafés, restaurantes e pousadas; e o Mirante das Fitas, um dos principais pontos turísticos de Arraial d’Ajuda, que rende sempre a clássica foto com o mar ao fundo. Ótimo passeio para um fim de tarde.

Já a noite de Arraial d’Ajuda é marcada pela famosa Rua do Mucugê, com fama de ser uma das mais charmosas do Brasil. Você encontrará na região alguns dos melhores bares e restaurantes de Arraial d’Ajuda, além de boas oportunidades de compras. É um destino sempre animado e passagem obrigatória quase todas as noites.

Para quem está em Arraial d’Ajuda, sempre vale uma visita às vizinhas Porto Seguro, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva. Assim você completará o tour pelos principais destinos do Litoral Sul da Bahia.

Pousadas em Arraial d’Ajuda

Em Arraial d’Ajuda você encontrará pousadas charmosas, hotéis butique e elegantes resorts, sem deixar de lado hostels e hotéis econômicos. No Centro Histórico, na Rua do Mucugê e nas praias há diversas localizações interessantes, com hospedagens que oferecem visual e experiências incríveis. E a boa notícia é que Arraial d’Ajuda costuma ter preços que cabem em todos os bolsos.

Quanto tempo ficar em Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda rende uma viagem rápida de feriado prolongado e também férias mais longas, para relaxar e aproveitar de verdade. Se você está programando um roteiro pelo Litoral Sul da Bahia e pretende hospedar-se em diferentes bases, deixe três dias para Arraial d’Ajuda. Se a sua ideia é ficar em Arraial d’Ajuda todos os dias da viagem, sem ir às regiões vizinhas, quatro dias já é suficiente para ver as principais praias, atrações e passeios. Já quem tem a intenção de visitar os destinos vizinhos, mas ainda assim pretende ficar somente em Arraial d’Ajuda, uma estadia de sete noites será um bom começo. Na prática, quanto mais tempo você puder curtir, melhor.

Fonte: GUIA MELHORES DESTINOS

 

Leave a comment