Skip links
PODCAST

COMUNICADORAS LANÇAM 7° TEMPORADA DO UMBU PODCAST SOBRE O BICENTENÁRIO DA INDEPEÊNCIA DA BAHIA

O Umbu Podcast lança a sua 7ª temporada nesta quarta-feira (31/05/2023) com uma série de seis episódios especiais sobre o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Unindo conhecimento, criticidade e o humor agridoce característico das apresentadoras Camilla França e Mirtes Santa Rosa, a temporada destaca o protagonismo de mulheres e do povo preto na história de libertação do Brasil como colônia de Portugal.

Entre os convidados confirmados para participar dos episódios estão professores e pesquisadores baianos como: Bárbara Carine, Ordep Serra, Moisés Frutuoso,Tamires Costa e Clissio Santana. Cada um trazendo perspectivas únicas acerca da luta pela independência, sob um ponto de vista geográfico, de gênero, social e racial.

O primeiro episódio “O sete de setembro flopou” recebe a professora e educadora Tamires Costa, que tem experiência na área de patrimônio, história e memória, e é responsável pelo projeto “Caminhadas Patrimoniais Passos da Independência da Bahia em Cachoeira”. Na conversa, a convidada destaca o contexto histórico e personagens do sete de setembro, ressaltando os aspectos políticos e as conjecturas internacionais que antecederam ao Dois de Julho.]

As apresentadoras explicam que a escolha do tema reforça o compromisso do Umbu como um canal democrático, inclusivo e plural.

“Nós queremos trazer um contraponto da história que nos foi contada e mostrar o protagonismo e relevância de personagens importantes na luta pela independência. Não dá mais para ficarmos presos em uma história única, a partir do olhar da branquitude”, ressaltam as comunicadoras.

O Umbu podcast vem se destacando no segmento entre as produções baianas com seu tom autêntico, divertido e de pensamento crítico. Recentemente as empresárias Camilla França e Mirtes Santa Rosa expandiram a marca e criaram a Umbu Comunicação & Cultura, portal de notícias e projeto que promove informação, planejamento e gestão voltados para cultura

FONTE: JORNAL GRANDE BAHIA

Leave a comment