Skip links
FIO

SAÚDE E BEM-ESTAR FIO A FIO

Não é apenas estética ou vaidade. O avanço do serviço de transplante capilar, notoriamente percebido no Brasil nos últimos anos, se dá sobretudo, pela possibilidade de proporcionar autoestima e qualidade de vida aos pacientes. Ou seja, mais saúde para viver bem e em paz com o espelho. Por este motivo, a Clínica Núcleo Capilar Medicina Estética se instalou em Santo Antônio de Jesus com um propósito muito claro: apresentar à população um novo conceito em
saúde e bem-estar. A ideia surgiu com a dificuldade que um dos sócios, o empresário Rodrigo Mercês, teve ao tentar resolver o seu problema de queda de cabelos.

FIO

“O Núcleo Capilar é um sonho antigo, arquitetado justamente quando mais precisei dos serviços que hoje oferecemos na clínica. Apenas quem sofre com a calvície é capaz de entender o quanto o transplante capilar pode ser transformador. Quando o meu caminho cruzou com dr. Alisson Moreira, não tive dúvidas: o sonho está pronto para se tornar realidade”, afirma Mercês. Ambos perceberam que poderiam transformar esta parceria de sucesso num negócio promissor com potencial de ajudar a realizar os sonhos de muitas pessoas na região.
“A possibilidade de impactar positivamente na vida das pessoas, recuperar a autoestima e a vida social dos pacientes é extremamente gratificante.”, destaca Moreira que afirma ter sido este um dos motivos de escolher atuar na área.

Conforto, comodidade e resultados

A Núcleo Capilar iniciou suas atividades em Santo Antônio de Jesus em novembro de 2021. Ainda nos primeiros meses de atuação na cidade, a hipótese de alta demanda pelos serviços oferecidos se confirmou. Eles, de fato, tinham nas mãos a possibilidade de transformar o modo como as pessoas enxergavam a si mesmas. O crescimento da clínica foi tamanho, que mobilizou sua equipe a sair de uma estrutura alugada e inaugurar, no dia 28 de abril de 2022, um espaço próprio, amplo e bem equipado com o que há de mais moderno e seguro no transplante capilar.
A Núcleo Capilar foi pensada em cada detalhe para proporcionar conforto e segurança para os pacientes. “Aqui, nós enxergamos o transplante capilar como um serviço, e não apenas um produto, nosso intuito é proporcionar uma experiência transformadora”, comenta o médico.

 

A técnica utilizada

Na clínica Núcleo Capilar Medicina Estética, a técnica utilizada para o transplante capilar é internacionalmente conhecida como FUE (Follicular Unit Extraction) que, em português significa Extração de Unidades Foliculares. Não é por acaso que é comumente chamada de fio a fio. São retiradas unidades foliculares das áreas doadoras de transplante, ou seja, dos locais onde ainda não há perda dos fios. Em seguida, os fios são implantados nas áreas calvas para que haja a recuperação capilar.

“Em nosso serviço utilizamos a técnica FUE, com materiais e estrutura de excelência. Esta é a técnica mais moderna e que apresenta os melhores resultados, destacando-se pela naturalidade e rápida recuperação pós-procedimento”, salienta Alisson Moreira.
Por não apresentar uma cicatriz linear, já que a técnica aplicada transplanta os folículos capilares fio a fio, o paciente ganha ainda mais em autoestima,
bem- estar e qualidade de vida, já que passa a ter mais liberdade até mesmo na escolha futura do corte de cabelo.

 

Tempo é cabelo

Atuando em conjunto com o transplante capilar, a Clínica conta também com o substancial reforço da Tricologia Médica, uma área da medicina que se propõe a estudar e cuidar das doenças do couro cabeludo. À frente da especialidade, a drª Ilana Sampaio reforça a importância da realização conjunta
dos dois serviços. “A tricologia médica trata-se da área clínica que cuida das doenças do couro cabeludo e o transplante capilar, da área médica cirúrgica. As duas especialidades estão intrinsecamente associadas, visto que quando um paciente não tem mais resposta com tratamento clínico há o encaminhamento direto à área cirúrgica para a recuperação dos fios”, afirma Sampaio. A médica destaca ainda a importância da busca pela causa da queda capilar como parte do tratamento. Além disso, o cuidado com os cabelos é também um dos recursos oferecidos pela tricologia. Dessa forma, é possível diagnosticar e investigar possíveis doenças do couro cabeludo que estão intimamente associadas à melhora da saúde e também da autoestima.

“O cabelo é um traço importante da nossa identidade e cuidar da sua saúde vai muito além da estética. É a possibilidade de um diagnóstico precoce para uma doença que, se tratada com antecedência, é capaz de impedir a progressão e obter um bom prognóstico ou até mesmo reverter seu quadro. Tempo é cabelo, quanto antes você busca o atendimento, mais cedo você identifica e trata a causa”, finaliza Drª Ilana.

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre transplante e implante capilar?

Dr. Alisson Moreira:Hoje em dia, ambos os termos são utilizados para se referir ao mesmo procedimento. Porém, o termo mais apropriado é transplante capilar, pois, de fato, transplantamos os fios que não sofrem da calvície para a área calva. Sendo assim, o transplante nada mais é que uma redistribuição dos fios da área que tem mais para a que tem menos.”

Quais motivos podem levar alguém a perder cabelos? A perda é sempre irreversível?

Dr. A.M: “Existem várias causas para a queda de cabelo, a mais comum é alopécia androgenética, conhecida como calvície masculina. Como o nome já diz, a origem é genética, ou seja, herdamos o gene que faz os fios da cabeça afinarem e caírem, gerando o aspecto da calvície. Com as medicações corretas conseguimos
estabilizar a queda dos cabelos e nos casos em que a calvície já está muito avançada conseguimos restaurar a região com o transplante”.

Para quem é indicado o transplante capilar?

Dr. A.M: “O transplante capilar é indicado para quem sofre de Calvície e se incomoda com o quadro, desejando recuperar a autoestima através de um resultado natural e duradouro”.

Como se dá o processo de recuperação?

Dr. A.M: “A recuperação é bem tranquila, sendo uma das principais vantagens dessa técnica que utilizamos. A maioria dos pacientes não sente dor alguma no pós-operatório e o retorno geralmente é rápido às atividades laborais”.

Quais os principais cuidados pós-operatórios?

Dr. A.M: “Os principais cuidados são evitar exposição solar nos primeiros 30 dias e não traumatizar o local que transplantamos as unidades foliculares”.

Em quanto tempo, em média, o paciente começa a ter resultados visíveis?

Dr. A.M: “O resultado final do transplante capilar se dá após 12 meses da realização do procedimento, mas com 6 meses já é possível observar um resultado satisfatório”.

ONDE ENCONTRAR
Rua Armando Tavares, Ed. Margarida Queiroz, 4° andar do
Laboratório Fernando Queiroz em Santo Antônio de Jesus – Bahia
Contato: (75) 98234 3151     |     Instagram: @nucleo_capilar

Leave a comment