Skip links

O DESPERTAR DO EMPREENDER JURÍDICO

Homens oriundos de famílias abastadas e sobrenomes reconhecidos, perfis conservadores e linguagem inacessível. Reconhece este perfil? Num passado não muito distante, era fácil identificar um advogado através dessas características. Hoje, porém, com a ampliação da oferta e interiorização dos cursos de Direito no país e, sobretudo, com o avanço das novas tecnologias da informação, observa-se uma relevante transformação neste cenário. Atualmente, além de já ser possível identificar um número expressivo de mulheres atuando no Direito, nota-se também que o avanço tecnológico tem exigido dos profissionais um espírito empreendedor e domínio de outros conhecimentos que atualmente passaram a integrar a prática jurídica.

“O que percebo ao longo destes mais de 9 anos como advogada é que a eficácia da atuação contemporânea tem como características a busca por especialização, capacitação e frequente utilização de canais que promovam interações positivas com a sociedade. O jurista atual precisa transcender ao conhecimento do Direito, é necessário conhecer de gestão de escritório; gerenciamento de mídias sociais; relacionamento interpessoal, entre outras tantas ferramentas comuns a qualquer atividade empreendedora, respeitando sempre o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil. Vivenciamos hoje o despertar de uma nova advocacia”, afirma a advogada e professora, Suzana Andrade.

UMA PRÁTICA JURÍDICA EMPREENDEDORA
Os caminhos de Suzana e do ambiente jurídico se cruzaram em estradas cheias de curvas. Por ser mulher e livre de apadrinhamentos, teve um início profissional marcado por muitos desafios. Nenhum deles, no entanto, capaz de fazê-la abrir mão do sonho de colocar o Direito como causa ganha em sua vida. Para isso, apenas determinação não seria o suficiente. Estrategicamente, a advogada (inscrição profissional OAB/BA 36351) abraçou as novas ferramentas tecnológicas como possibilidades de inserção no mercado, aproximação com o seu público, além da permanente qualificação profissional e novas formas do fazer jurídico. “A tecnologia nos proporciona um alcance nunca antes imaginado, de modo que, quando utilizada de forma inteligente, é capaz de potencializar a nossa atuação profissional. Hoje, por exemplo, tenho cursos on-lines com alunos de todo lugar do Brasil. Da mesma forma, os recursos tecnológicos nos permitem atender clientes e realizar reuniões de qualquer lugar do mundo, assim como participar de audiências de vários estados no mesmo dia e sem sair do lugar. Tudo isso graças à tecnologia”, destaca Andrade que utiliza diariamente o seu perfil no Instagram com mais de 11 mil seguidores e no YouTube, onde tem mais de 3 mil inscritos, para se comunicar com alunos e demais interessados em seu conteúdo. Advogada há mais de 09 anos e professora de cursos e formações jurídicas presenciais e on-line há mais de 07 anos, Suzana Andrade já atingiu a marca de mais de 2 mil alunos. Uma conquista que, para ela, reflete a sua coragem e comprometimento com a democratização do Direito.

O DIREITO MUNICIPAL COMO REALIZAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL
“O Direito é para mim o mais importante instrumento de intervenção social em prol de uma sociedade mais justa e democrática”. Com esta fala, já é possível perceber que o fazer jurídico extrapola, para Suzana Andrade, os limites profissionais. É realização. E é pessoal também. Com uma trajetória acadêmica e profissional marcada pelo Direito Público, sobretudo o Municipal, Andrade, que também é palestrante, encontrou nesta especialidade o caminho para a sua realização. “Eu me apaixonei pelo Direito Municipal por entender que é nas cidades que a vida e as demandas sociais acontecem com contornos efetivos, sendo o município o ente federativo mais próximo da população. Eu carrego brilho nos olhos ao tratar de temas relativos à administração pública municipal, poderes executivo e legislativo, e efetivação de direitos dos servidores públicos. Por essa razão, assumi como bandeira profissional o fortalecimento jurídico das pautas municipalistas”, conclui a advogada.

Site: www.suzanaandrade.com

Email: [email protected]

 

Leave a comment