Skip links

10 TERMOS DO INSTAGRAM QUE VOCÊ PRECISA SABER

A internet é uma ferramenta muito utilizada no mundo inteiro e isso não é nenhuma novidade. Mas, a dinâmica das redes sociais modifica o tempo inteiro a nossa linguagem e implementa novos termos, que passam a fazer parte do nosso dia-a-dia, e que deixam muitas pessoas confusas com o surgimento de tantas palavras. Muitas vezes, por serem usados corriqueiramente, os nativos da internet acreditam que todo mundo sabe seus significados. Para que você não fique para trás enquanto estiver navegando em uma das redes sociais com mais usuários no Brasil, separamos 10 termos do Instagram que você precisa conhecer:

1- Bio

bio do Instagram é uma descrição de 150 caracteres localizada abaixo do seu nome de usuário e dos dados do seu perfil na página. Enquanto o conteúdo visual descreve rotinas, hábitos e outras atividades. A biografia, assim como o próprio nome sugere, tem o objetivo de resumir quem você realmente é. Além disso, na Bio pode conter links de acessos, seja para seu portfólio, WhatsApp, ou site. Ex: “Acesse o link na nossa bio”.

2- Hashtag

São siglas, palavras ou frases com termos associados a uma informação ou discussão específica. Muito utilizada nas redes sociais – e incorporada até mesmo no ambiente corporativo – as hashtags precisam ser antecedidas pelo símbolo cerquilha, ou o famoso jogo da velha (#).

Hashtags, então, são termos que podem ser indexados na internet (ou seja, se tornam hiperlinks em um texto) com o uso do símbolo na frente, para que outros usuários possam clicar e terem acesso a todos os conteúdos de pessoas que participaram da mesma discussão. É comum que algumas lives, eventos, campanhas ou projetos criem uma hastag específica para serem usadas nas postagens relacionadas a eles; assim, quando clicar na hashtag você é direcionado às postagens do mesmo assunto. Ex: #SiteAuge

3- Direct

Os usuários podem se comunicar em particular por meio de mensagens diretas conhecidas como Direct ou DM (Direct Message). Se um cliente tiver uma reclamação ou dúvida, a melhor prática é bater um papo com ele por mensagem direta para manter a conversa privada. Ex: “Preço no direct” , “Chama na DM”.

4-TBT

TBT é uma sigla do termo em inglês Throwback Thursday e ficou popular nas redes como a hashtag #tbt. Em português TBT pode ser traduzido como quinta-feira do retorno ou quinta-feira do regresso. Neste dia da semana é comum a prática de postar fotos ou vídeos de momentos que já passaram e merecem ser relembrados com a #tbt.

5-Post

Post é o conteúdo criado e publicado em alguma plataforma da internet. Essa publicação pode ter o formato de imagem, vídeo, texto, áudio ou todos eles juntos. As principais plataformas de publicação de posts são as redes sociais e os blogs. Sendo assim, post é todo o conteúdo que é postado na internet esse termo não se restringe apenas ao Instagram.

6-Feed

feed é o espaço que reúne todas as publicações do perfil e serve como um resumo do conteúdo que você produz. Por isso, organizá-lo significa projetar o conceito e o visual que você deseja transmitir aos seus seguidores.

Inclusive o site Tech Mundo dá dicas de como organizar seu Feed, clique no link e confira:

7- Story

O Instagram Stories é uma ferramenta da rede social que permite a publicação de fotos ou de vídeos de até 15 segundos. Essas postagens ficam disponíveis por 24 horas e, quando atingido o limite de tempo, são apagadas da rede e ninguém mais pode visualizar. Além do conteúdo, é possível usar uma série de recursos para deixá-los mais atrativos e estimular o engajamento do público. Uma dica: a palavra no singular é story e no plural é stories.

8- Reels

Basicamente, o Reels é um espaço para você criar vídeos em até 30 segundos com vários recursos que podem deixá-lo ainda mais dinâmico. Nele, você pode gravar com a câmera do seu celular na hora ou ainda resgatar vídeos da galeria do seu aparelho. Além disso, com ele você pode editar seus vídeos adicionando músicas, filtros coloridos e textos.

9- Live

live é um recurso do Instagram Stories que permite a gravação e transmissão de vídeos ao vivo. Desde que foi liberada, em 2016, essa ferramenta definitivamente tem sido a bola da vez para empresas, personalidades e figuras públicas que querem alcançar sua audiência com conteúdos mais longos. Além disso, no fim da live, que pode durar até 1 hora, você pode salvar o conteúdo como vídeo pra o IGTV.

10- Trend

As trends são as tendências do momento dentro do aplicativo. Os usuários e a própria rede social chamam de trends todas as modinhas que estão em alta, como desafios, músicas, coreografias, tutoriais de maquiagem ou dublagens que os usuários estão reproduzindo continuamente em seus vídeos.

 

Danielle Almeida
21/02/22

Leave a comment