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VEJA COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A LIDAR COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Os modelos de inteligência artificial generativa não devem impactar apenas o mercado de trabalho — mas também a vida cotidiana. Mas, em um cenário onde ferramentas como ChatGPTGPT-4BardMidjourney DALL-E tornam-se cada vez mais populares, como ensinar as crianças à lidar com a nova tecnologia?

“As crianças de hoje estão cercadas por IA em quase todos os lugares que vão. Os modelos de IA tomam decisões que determinam os vídeos que elas assistem online, seu currículo na escola, a assistência social que suas famílias recebem e muito mais”, descreve Seth Bergeson, membro do Fórum Econômico Mundial que liderou o projeto “AI for Children”.

A influência da inteligência artificial tende a crescer mais, segundo os sócios da consultoria McKinsey, Saurabh Sanghvi e Jake Bryant.

“Essas tecnologias não vão desaparecer e continuarão avançando e impactando mais nossas profissões e interações diárias”, afirmaram ao CNBC Maket It. “As crianças precisarão entender como funcionam para que possam compreender suas possíveis limitações, assim como utilizá-las com eficiência”, acrescentaram.

Crianças e IA: quais são os possíveis riscos?

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Algumas preocupações sobre a interação entre a IA e as crianças já começam a aparecer. Variam de questões de privacidade e segurança a efeitos psicológicos e comportamentais, de acordo com um relatório da UNICEF e do Fórum Econômico Mundial.

Por exemplo, algoritmos baseados em IA aprendem qual conteúdo as crianças (ou qualquer pessoa) pesquisam e com os quais se envolvem, preenchendo seus feeds com ele – mesmo que possam ser conteúdos prejudiciais. Embora as plataformas de mídia social tenham tomado medidas para mitigar o problema, elas não conseguiram erradicá-lo.

As crianças também podem ser menos cuidadosas ao compartilhar informações pessoais online, tornando-as mais vulneráveis ​​a violações de dados como a que atingiu recentemente o ChatGPT.

A IA também pode piorar a desigualdade e o acesso a algumas oportunidades, disse o relatório do UNICEF. Seth Bergeson citou um exemplo: “No Reino Unido, vimos um novo algoritmo de IA avaliar incorretamente os exames de nível A dos alunos, frustrando as esperanças de muitos de frequentar as melhores universidades”, disse ele.

Como orientar as crianças?

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Ao ensinar as crianças sobre IA, o ideal é explicar a tecnologia por partes, aconselha Aimee Roundtree, professora da Universidade do Texas que trabalhou no guia ″AI for Children” do Fórum Econômico Mundial.

“Comece ensinando o básico de como a inteligência artificial funciona. Ensine as crianças sobre inteligência artificial em linguagem simples e em seu nível de compreensão.” Ela afirma que o aprendizado prático, por meio de algum software que permita aos usuários explorar os algortimos, também é válido, pois traz um componente visual.

De acordo com os especialistas, não se trata apenas de entender a tecnologia. Aprender a se envolver com ela é igualmente importante, o que inclui promover habilidades como pensamento crítico e criatividade que podem complementar a IA. Também é necessário falar sobre os riscos de ser excessivamente dependente da IA.

Por fim, ensinar as crianças sobre IA responsável e usá-la de maneira segura e ética também é vital, disseram os especialistas.

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“Crianças e jovens devem entender que a IA tem limites e pode estar errada”, disse Bergeson. “A IA tem limitações muito sérias e pode ser tendenciosa e preconceituosa em seus resultados. Os jovens devem ser ensinados a pensar criticamente e decidir como e quanto querem usar modelos de IA”.

Fonte: ÉPOCA NEGÓCIOS

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