Skip links

ACOMPANHAMENTO

Formada em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, a Dra. Anna Cecília fez residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fellow em Glaucoma também pela UFBA. Chegou a Santo Antônio de Jesus em 2012, quando iniciou o seu trabalho, visando a saúde ocular dos seus pacientes, hoje reconhecido em todo o Recôncavo baiano.

DESAFIOS DO GLAUCOMA
Especializada em saúde ocular, a Dra. Anna dedica-se, em grande parte, ao tratamento do glaucoma. “O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, é uma doença que não tem cura, mas tem controle. Por isso o diagnóstico precoce é tão importante para a preservação visual dos portadores dessa doença”, relata a oftalmologista.

Mesmo sendo uma doença de incidência relevante em todo o mundo, o diagnóstico precoce do glaucoma é difícil, uma vez que, nos estágios iniciais ele se apresenta de forma assintomática, tornando imprescindível o acompanhamento de rotina com o oftalmologista para o diagnóstico preciso e o rápido início do tratamento, para um controle eficaz da patologia. Em se tratando de uma doença que leva à cegueira, o glaucoma deve ser acompanhado de perto por um profissional para que o tratamento surta o efeito esperado. Essa proximidade entre médico e paciente foi um desafio durante a pandemia. “Os pacientes portadores de glaucoma necessitam de tratamento contínuo e acompanhamento regular. Com a pandemia tivemos uma descontinuidade no acompanhamento da maioria das doenças crônicas, o que resultou em uma piora significativa no quadro desses pacientes”, explica Dra. Anna Cecília. Para a oftalmologista, a volta dos atendimentos e a retomada dos tratamentos é uma necessidade. “Não podemos ignorar os riscos da descontinuidade do tratamento do glaucoma, isso põe em risco a visão do nosso paciente, de forma definitiva” finaliza.

ONDE ENCONTRAR

HOSPITAL INCAR: (75) 3311-6652
PREVER HOSPITAL DE OLHOS: (75) 3631-4550

Leave a comment