Skip links

COMPROVA: UM CURSO PARA PESSOAS ACIMA DE 50 ANOS

O projeto Comprova acaba de lançar um minicurso direcionado a pessoas acima de 50 anos a fim de ajudá-las a identificar boatos e notícias falsas na internet. O curso é uma coalizão para verificar desinformação liderada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com 40 veículos de mídia.

O curso Media Wise for Seniors Brasil é gratuito. Para se inscrever, basta ter uma conta no Whatsapp e, com o seu celular, clicar aqui: https://api.whatsapp.com/send?phone=14159157741&text=COMPROVA. Apesar de ter um público-alvo, o conteúdo pode ser acessado por qualquer um. 

Projeto Comprova
Projeto Comprova

A partir da inscrição e pelos 10 dias seguintes, os participantes receberão vídeos e mensagens de texto pelo aplicativo com instruções e técnicas simples para detectar conteúdos suspeitos e fazer verificações básicas. Essas lições diárias duram de 5 a 7 minutos. 

Nos EUA, o curso foi comandado por Christiane Amanpour, âncora da CNN Internacional, e Joan Lunden, ex-apresentadora do programa “Good Morning America”, da rede ABC. Já aqui no Brasil, as aulas serão conduzidas pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, embaixadores do programa.

A desinformação é pervasiva e atinge pessoas com diferentes níveis de letramento digital, gerando impactos negativos nas nossas relações e instituições. Estamos animados com a possibilidade de ajudar um público mais amplo a refletir sobre o seu consumo de informação digital”, disse Natalia Mazotte, presidente da Abraji. 

O curso é apoiado pela Meta, empresa dona do Facebook. “Nossa prioridade é contribuir para uma internet aberta, transparente e segura. A desinformação provoca o contrário”, afirmou Murillo Laranjeira, diretor de Políticas Públicas da Meta no Brasil. 

O Poynter Institute, líder global em educação jornalística, com sede no estado americano da Flórida, também apoia o projeto. “Esse trabalho promove consciência pública sobre jornalismo, mídia, a Primeira Emenda dos EUA e discursos que servem à democracia e ao bem público”, diz a instituição.

Além do curso, o projeto Comprova também conta com uma página que oferece dicas sobre verificação de conteúdos, com o passo a passo necessário e exemplos práticos.

Fonte: Jornal Nexo

Victoria Mercês
06/04/22

 

Leave a comment