Skip links

DO SEU JEITO, DOS SEUS SONHOS

Se todos os anos o espírito natalino é capaz de trazer esperança, fortalecer sentimentos de solidariedade e estreitar laços de amor, em 2020 a sua chegada parece ser ainda mais necessária e carregada de significados. Preparar a casa para o Natal é um ritual bastante comum nesta época do ano e um dos pontos altos da festa. Dos clássicos ao modernos, quase tudo é possível. Profissionais e amantes do Natal sabem disso e confirmam: A árvore mais bonita é aquela que tem a sua cara.

A montagem da árvore, os enfeites que saem do fundo do armário e ganham protagonismo em toda a casa, as bolas coloridas e brilhantes, as luzes, o presépio e tudo o que ele representa, as guirlandas e os laços de fita… Há espaço para todos eles. Assim como há espaço para os bons sentimentos que se fortalecem ainda mais com a chegada do Natal.

Na casa da jornalista e mãe de três filhos, Aloma Brito, tudo vira festa e motivo de celebração. O Natal então, nem se fala. “Nossa família gosta tanto de festa que temos até um perfil no Instagram. A gente fala sobre os preparativos, as arrumações, como a gente organiza todas as festas do ano, desde o São João, Natal até os aniversários. Tudo o que a gente consegue transformar em festa, a gente transforma. Temos uma prerrogativa de comemorar sempre a vida. Estamos vivos, estamos bem, estamos saudáveis, então esse é sempre o nosso Norte. O Natal não poderia ser diferente”, afirma.

Na casa de Aloma, cada cantinho entra no clima, e todos participam juntos da montagem, escolha das cores, da decoração, da desmontagem também e, sobretudo, do entendimento do  que a festa, em si, representa. Para ela, a preparação para o Natal é parte importante na construção das memórias afetiva, principalmente, das crianças.

“O Natal pra gente é especial considerando que representa a vinda do Salvador. Então nós fazemos a coroa do advento, arrumamos a árvore, e nos preparamos para essa chegada. Essa data específica vai muito além de uma festa em si. É uma preparação do ponto de vista espiritual. A preparação da casa interna também”, complementa.

As casas transformam-se em verdadeiros mundos encantados. As árvores são as grandes protagonistas da decoração de Natal e ganham formatos, cores e estilos diferenciados. Não há regra. “Além do tradicional vermelho e verde, os clientes apostaram em cores diferentes para seus itens natalinos. Além de satisfazerem os seus pequenos, investiram também em cores que ornam com a decoração da casa, trazendo assim, uma harmonia. A árvore de Natal passou a ser um complemento da decoração”, salienta Marcléia Castro, gerente da loja de decoração Santo Design.

Uma tradição que fortalece o mercado. Segundo Castro, este foi um dos melhores anos para as vendas de enfeites e produtos de decoração natalinos. Ela acredita que a necessidade de ressignificar o Natal e transformar a data num momento ainda maior de renovação dos sentimentos de esperança e trocas em família. “Em um ano bem diferente, o Natal veio para trazer luz para os lares”, completa.

Há famílias como a de Aloma Brito que não abrem mão de participar da montagem da decoração, mas há também aquelas que, devido à correria comum do final de ano, optam por já receberem a árvore pronta. “O maior sucesso são as árvores que já saem montadas da loja e às vezes viajam até longe para chegar ao seu destino. Esse serviço ajuda muito com a correria do final de ano. Receber uma árvore toda linda na sua residência é muito bom. E pra quem acha que as crianças ficam tristes por não participarem da montagem, estão enganados, o brilho no olhar deles quando chega o carro com a árvore fala por se só. Até as pessoas nas ruas ficam surpresos”, comenta empolgada, Marcleia.

As cores, os modelos, a forma de montagem podem variar. O que representa para cada família ter a casa decorada com os enfeites natalinos também. Mas há algo que se mantém, mesmo em tempos diferentes como este: os bons sentimentos que o Natal é capaz de provocar. Pode colocar a estrela. Vai ter Natal. E vai ser mágico.

 

Leave a comment