LEI ALDIR BLANC: CONHEÇA ALGUNS PROJETOS QUE FORAM FINANCIADOS EM SAJ
Regulamentada em 2020 pelo Governo Federal, a Lei Aldir Blanc prevê auxílio financeiro para o setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com o impacto das medidas de distanciamento que tiveram que ser adotadas por conta da pandemia do coronavírus.
Em Santo Antônio de Jesus, o projeto literário “Vende-se ou Alugo – Memórias de um povo papa jaca”, criado por Giuliana Silva (44), professora, escritora e pesquisadora, e por Tatiele Café (30), escritora e produtora executiva, faz parte das iniciativas financiadas pela Lei.
A produção do livro promete reunir textos narrativos, como contos e crônicas, sobre a cidade santoantoniense, dando enfoque para os lugares que marcaram a memória das gerações. “Por exemplo, o que vem a sua cabeça quando você lembra da festa do Padroeiro, no mês de junho, com a cidade já toda enfeitada de bandeirolas, lá na praça Padre Mateus?”, questiona a dupla organizadora do projeto.
Além disso, Giuliana e Tatiele relembraram que por muito tempo pairou no imaginário social a ideia de que para fazer algum projeto de êxito era preciso ir para longe e só depois de ganhar reconhecimento, voltar e fazer algo pela própria terra. “Esse projeto tem um sentido afirmativo, de que é possível fazer estando aqui, em casa, entre os nossos, com os nossos, sobre os nossos. O nosso projeto é isso. Um quê de memória afetiva com pesquisa e responsabilidade social”, afirmaram.
Para Giuliana, o projeto, que tem como objetivo materializar as memórias do povo papa jaca através de registros que serão disponibilizados em e-book, pode contribuir imensamente para a cidade, uma vez que “O registro acontecerá por meio de uma coletânea literária, a qual permite trazer à baila histórias pouco conhecidas pela população, além de fortalecer o laço cultural, afetivo e histórico do santoantoniense”.
A ideia para o projeto surgiu a partir do Edital da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Lei Aldir Blanc, na categoria criação literária. “O título do livro, “Vendo ou Aluga-se” faz referência ao espírito empreendedor da cidade, porque isso também é nossa cultura”, contaram as organizadoras.
Para os leitores da Auge, o convite foi dado: quem tem uma história para contar sobre SAJ, deve enviar o seu texto até o dia 10/03/22. Para saber mais sobre a iniciativa, leia o regulamento: Chamada aberta: Participe da Antologia Vende-se ou Alugo – LEIA O REGULAMENTO AQUI (oxeconteudo.com).
Além do projeto literário, a iniciativa “Teatro Vive!”, coordenada por Fátima Carvalho (47), (@fatimavalverdecarvalho), formada pela UFBA em Belas Artes, também foi financiada através da Lei Aldir Blanc.
A iniciativa do “Teatro Vive!” caracteriza-se por oficinas de teatro voltadas para qualquer pessoa acima de 12 anos que seja da comunidade. Funciona de maneira totalmente gratuita e acontecerá em duas etapas: A primeira já está acontecendo, e vai até o dia 25/02, das 14:00h às 18:00h, na Estação Cidadania (Praça Céus Urbis I). A segunda etapa, que acontecerá no mesmo local, vai do dia 07/03 à 11/03, também das 14:00h às 18:00h.
“Esse projeto foi pensado exatamente por conta desse tempo de pandemia, para todas as pessoas que de alguma forma foram atingidas. Quisemos unir o útil e o agradável porque eu acredito que uma das ferramentas mais fortes para a construção do indivíduo, é a arte”, conta Fátima.
Além disso, a organizadora, que nasceu em Salvador mas se considera “Santoantoniense de alma e coração”, trabalha há mais de vinte anos em Santo Antônio de Jesus, onde diz acompanhar “Pessoas constantemente se renovando, se descobrindo, sendo felizes e vivendo melhor e com mais saúde mental”.
Na oficina teatral o trabalho será voltado para a renovação dos sentimentos. “Teremos letras de música e poesia que reflitam onde queremos chegar, além da tentativa de superar a dor das perdas que tivemos. A apresentação final vai se chamar: Quem parte leva saudades”, anuncia a organizadora do projeto.
Para saber mais sobre a iniciativa, acesse: https://www.instagram.com/p/CZ_-1z_L6Fo/?utm_medium=copy_link.
Victoria Mercês
23/02/22