O pai geralmente é o super-herói de todo filho durante a infância, mas para os filhos do Dr. Aristides Martins, não importa a idade, ele nunca perderá este posto. A generosidade aflorada e o jeito de ensinar mais por meio do exemplo do que das palavras, fortalece esta relação de um jeito único. É perceptível no jeito de falar, no brilho dos olhos e nos gestos, todo o carinho, respeito e admiração que a Dra. Carla, Dra. Daniele, Dr. Thiago e Dra. Lívia nutrem pelo patriarca da família. Falar sobre o Dr. Aristides é uma tarefa fácil para os filhos, são tantas histórias incríveis, lembranças da infância e aprendizados, que, o que acaba se tornando difícil é escolher qual das experiências ao lado do pai foi a mais marcante.
PRIMEIROS PASSOS
Nascido em Cacha Pregos, pequeno distrito do município de Vera Cruz, em 1947, Aristides Martins Neto viveu boa parte da infância na Ilha, até mudar-se com o pai para Salvador. Na capital baiana, então com 11 anos de idade, ingressou na Escola da Polícia Militar, onde permaneceu até a conclusão do ensino médio. No ano de 1967 prestou vestibular e ingressou no curso de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), formando-se médico em 1973.
A CAMINHADA
Recém formado, Dr. Aristides foi nomeado pelo governador, Diretor Regional de Saúde, em um projeto do Banco Mundial que visava a implantação da medicina de saúde simplificada no interior do estado. Lotado na micro região de Irecê, ele desenvolveu o projeto e prestou serviços médicos essenciais como clínico geral e dermatologista durante dez anos. Após este período, mudou-se para Santo Antônio de Jesus, onde foi novamente nomeado Diretor Regional de Saúde e exerceu a função por mais cinco anos. Os serviços prestados não pararam por aí, ele foi Vice Prefeito da cidade de Santo Antônio de Jesus, onde em outra oportunidade exerceu o cargo de Secretário de Saúde. Dr. Aristides também colaborou como responsável pela Secretaria de Saúde nas cidades de Elísio Medrado e Vera Cruz. Já são 47 anos dedicados a cuidar das pessoas. O cuidar, que para Dr. Aristides, sempre foi muito além da medicina. Em meio a plantões e consultas, ele, em parceria com o Esporte Clube Vitória, fundou em Santo Antônio de Jesus uma escolinha de futebol, impactando de forma positiva a vida de mais de 700 jovens que tiveram a oportunidade de participar deste projeto.
TRADIÇÃO FAMILIAR
A família Gomes Martins criou uma tradição, três dos quatro filhos do Dr. Aristides seguiram os seus passos e ingressaram no campo da saúde, cada um em uma diferente área de atuação. Dra. Lívia Martins tornou-se médica, e assim como o pai fez residência em dermatologia. Dr. Thiago Martins escolheu ser fisioterapeuta, e, por ser apaixonado por futebol, preferiu pela área da saúde que lhe deixou ligado diretamente ao esporte. Dra. Daniele Martins optou pela odontologia, sua área de identificação e onde poderia controlar melhor os seus horários, dedicando assim mais tempo para a família e a realização de outros projetos. Todos os filhos falam de forma muito afetuosa sobre o pai. Para Dra. Daniele, ele é “uma pessoa espiritualmente evoluída, que se doa sem esperar nada em troca”. Uma história marcante que Dr. Thiago lembra, é do seu pai em pleno domingo, levá-lo para visitar um paciente que havia quebrado a perna e se recuperava em casa.
“Era um momento difícil, o rapaz estava em uma situação deplorável, e o meu pai se preocupava, ele que cuidava”. Para Dra. Lívia, foi natural a escolha pela medicina, pois sempre teve o pai como referência. “Adorava vê-lo estudando naqueles livros grossos, adorava ver vídeos de transplante capilar ao lado dele”, relembra.
TRABALHANDO JUNTOS
Quando chegou a Santo Antônio de Jesus, Dr. Aristides se associou a Clínica Ame. Com o passar dos anos, os seus filhos se formaram e naturalmente trabalharam junto com ele na Clínica. “É motivo de orgulho e satisfação”, afirma o chefe da família. Além de trabalharem juntos, pai e filhos tiveram também o privilégio de, por vezes, atenderem aos mesmos pacientes. Alguns fizeram questão de serem acompanhados pelos filhos do médico que lhes tratara tão bem.
“É gratificante atender tantas pessoas com lindas histórias sobre o meu pai. Dá para ver a satisfação que elas têm em serem atendidas pela filha do Dr. Aristides”, conta orgulhosa, Dra. Lívia.
A veia empreendedora parece estar no sangue. Após os 47 dedicados à medicina, Dr. Aristides decidiu diminuir o ritmo de trabalho e passou a sociedade da Clínica Ame para os filhos. Eles assumiram o legado e foram além, frente a oportunidades, abraçaram novos projetos. Dr. Thiago e Dra. Lívia assumiram a Clínica Espaço Cuidar e a Dra. Daniele atende na clínica criada por ela e sua sócia, a OrthoEstética Odontologia.
ESPAÇO NA AGENDA
Mesmo com a agenda cheia de trabalho e compromissos, há sempre espaço para as reuniões familiares. Apaixonado por esportes, Dr. Aristides também deixou esta herança para os filhos, a família é de torcedores do Esporte Clube Vitória, o futebol é um dos assuntos preferidos nas conversas. Mas, eles vão além do bate papo, pois quando estão reunidos, pai e filhos também praticam esportes: jogam vôlei, futevôlei, frescobol e batem uma bolinha. “Jogamos juntos; hoje ainda dá para jogar juntos um futebol” conta o patriarca da família.
VOLTANDO AS ORIGENS
Após 47 anos entre viagens e plantões, Dr. Aristides resolveu voltar para a sua cidade natal. Mas, apesar de dizer que está aposentado, os seus filhos garantem que ele continua na ativa. Ainda atende duas vezes por semana como dermatologista na Clínica Ame em Santo Antônio de Jesus e montou uma Clínica em Cacha Pregos – onde atende a grande maioria das pessoas de forma gratuita. Além dos serviços comunitários que presta, ele se mudou para Cacha Pregos para ficar próximo de velhos amigos. No tempo livre aproveita para ler, estudar – está fazendo pós-graduação em Medicina do Trabalho. Também gosta de jogar dominó, ir à praia e participar do grupo de oração.
“Pessoas que se reúnem, independente da religião, para conversar com Deus, que é muito importante”, conta Martins.
UM POR TODOS, TODOS POR UM
Mesmo morando em outra cidade, o pai não se distancia dos filhos. As ligações e visitas são constantes e recíprocas. A ideia de cuidado entre eles vai muito além da profissão, ela é natural e começa dentro de casa. Dr. Aristides se orgulha carinhosamente dos filhos e credita muito desse orgulho à criação que a sua esposa, dona Marina Célia, lhes deu. Os filhos enxergam os pais como um modelo a ser seguido. Na família Gomes Martins o amor por cuidar passa de pai para filho.