Skip links

PARA RESSIGNIFICAR A VIDA

O atendimento psicológico não é indicado apenas para quem sofre com questões emocionais como a depressão. “É importante pensar a terapia como um espaço de promoção de saúde mental”, afirma a psicoterapeuta clínica e hospitalar Layane Costa Pinto. Na visão da psicóloga clínica Ana Paula Tanan, é comum que as pessoas busquem ajuda especializada quando apresentam uma visão saturada de si mesmas e não conseguem encontrar, de maneira isolada, os recursos para enfrentar as adversidades que causam sofrimento. No acolhedor e confortável consultório onde ambas atendem, as psicólogas dialogam com o paciente sobre as expectativas anteriores à terapia. Segundo Ana Paula Tanan, cada pessoa tem um jeito único de compreender os sentimentos, pensamentos e a forma como se relaciona com a própria história. “Mas alguns conflitos, traumas e relações potencialmente nocivos podem gerar adoecimento e impedir que o indivíduo observe padrões que tem repetido e que são adoecedores”, destaca Tanan.

Para Layane Costa Pinto, muitas pessoas apresentam dificuldades de identificar o que as faz sofrer e até de nomear as próprias emoções. “Por isso, o terapeuta atua como um facilitador dessa descoberta”, salienta a especialista em terapia cognitivo comportamental. Ela compara as emoções a ondas “Elas passam em nosso corpo e as sentimos como um barco quando é sacudido no mar. O importante é sabermos que a onda passa e o barco fica, nós somos o barco e não a onda”, reflete.

A sólida formação de Layane Costa Pinto e de Ana Paula Tanan lhes permitem vivenciar, junto a seus pacientes, experiências que podem ressignificá-los, numa espécie de desconstrução, possibilitando a reconstrução deles mesmos. Problemas como estresse, luto, ansiedade, transição de vida e carreira e relações interpessoais estão entre as situações mais abordadas em consultório e podem ser encarados, por exemplo, a partir de histórias íntimas e peculiares muitas vezes ocultas. Para Tanan, ao imergir, essas informações constituiriam um espectro de possibilidades para, assim, o paciente se perceber como alguém capaz de enfrentar situações de sofrimento.

 

ONDE ENCONTRAR
Centro Médico Itaguari, sala 307 c, Santo Antônio de Jesus
Salvador – Instituto Humanitas, rua Alagoinhas, 189, rio vermelho

Leave a comment