Skip links

UM PRESENTE À CIDADE

Memórias, afetos e belas imagens têm inspirado o fotógrafo George Bitencourt em suas andanças pelos quatro cantos de Santo Antônio de Jesus. Há mais de um ano, ele documenta o cotidiano da cidade e rastreia cenas do passado guardadas em raros registros de família para compor um panorama da capital do Recôncavo que será transformado em um belo livro de fotografias. O “livro de SAJ”, como George carinhosamente chama o trabalho, já tem título oficial. “Santo Antônio de Jesus: De vila à capital do Recôncavo. Esse será o nome do livro de fotografias que busca apresentar um retrato completo da nossa cidade, em seus aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos”, explica.

PARCERIA 

O trabalho conta com a curadoria de Rui Rezende, fotógrafo há 22 anos, especializado em natureza, e autor de sete livros de fotografia. Os textos são assinados pelo jornalista Edvan Lessa. “Rui empresta o seu olhar e experiência a esse projeto, de maneira absolutamente voluntária, e estamos felizes de homenagear a cidade e as pessoas dessa maneira, contando também com a narrativa do experiente jornalista Edvan Lessa”, expõe George Bitencourt. Para ele, as imagens, juntamente com os textos, são capazes de despertar emoções e o pertencimento de uma terra com uma essência única. Natural de Santo Antônio de Jesus, o fotógrafo George Bitencourt se especializou em fotografia social e esportiva. Junto com Rui Rezende, já assinou uma exposição na cidade sobre o uso da bicicleta como modal de transporte, em 2019.

TRABALHO EM CONJUNTO

“Esse é um trabalho feito de maneira cuidadosa com as pessoas e com as fotos que elas cedem para reprodução no livro. Não as retiramos do local de origem”, explica Rui. “Nesse livro, tão importante quanto as fotos são as histórias por trás delas”, completa. Os interessados em colaborar com o livro de fotografias poderão compartilhar fotos para reprodução no próprio local do acervo. Para acompanhar os bastidores da produção do trabalho autoral, basta seguir o perfil @livrodesaj no Instagram. Ainda de acordo com George Bitencourt, é bem-vinda a indicação de personagens para entrevistas. Isso porque o fotógrafo pretende lançar um documentário com depoimentos considerados raros sobre a história de Santo Antônio de Jesus.

PRÉ-VENDA

Estamos dedicando energia, sentimento e muito esforço para apresentar um trabalho impecável que, além de homenagear a cidade, será um documento visual de alto nível, feito para guardar com carinho na estante e no coração”, conclui George. A previsão é que a pré-venda do livro seja iniciada no segundo semestre deste ano. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2022. A obra terá formato capa dura, com papel de alta gramatura e formato especial para colecionar e decorar.

 

Leave a comment