CÂNCER RARO DA FILHA DO APRESENTADOR TIAGO LEIFERT DESTACA A IMPORTÂNCIA DE FALAR SOBRE A DOENÇA
No último sábado (29) os jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin divulgaram em suas redes sociais que a filha Lua, de apenas 1 ano e 3 meses foi diagnosticada com um tipo de câncer raro, o retinoblastoma, que afeta a região dos olhos e ocorre principalmente em crianças menores de cinco anos.
Os pais da bebê publicaram um vídeo no Instagram revelando que a pequena tem um tipo raro de tumor nos olhos.
“É um câncer que acontece nas células da retina. Elas acabam tendo um crescimento desordenado e formando tumores. No caso da nossa filha, é bilateral. É muito difícil descobrir esse câncer e é por isso que estamos gravando esse vídeo”, explicou a jornalista.
O diagnóstico foi dado após o apresentador perceber um movimento irregular nos olhos da filha. “A Lua sempre enxergava tudo e a gente nunca imaginou que algo estivesse impedindo a visão dela. Só que o Tiago começou a perceber um movimento estranho no olhinho da Lua”, disse.
Contaram que a bebê já passa por um tratamento há quatro meses, nos quais realizou quatro sessões de quimioterapia. Segundo o jornalista, eles decidiram revelar o diagnóstico da filha para alertar outras famílias. “Queremos dividir tudo que a gente sabe hoje com você que está cuidando de um bebê”, contou.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o retinoblastoma é um “tumor maligno originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão, afetando um ou ambos os olhos”. Além disso, informa que o principal sintoma é um “reflexo brilhante no olho doente”.
Para fazer o diagnóstico, o médico (a) examina o fundo do olho do paciente, que deve estar com a pupila dilatada. Além disso, segundo o Inca, “todos os pacientes devem passar por estudo de aconselhamento genético para identificação de casos que são hereditários”.
Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2022/01/29/lua-filha-de-tiago-leifert-e-daiana-garbin-esta-com-cancer.ghtml
Victoria Mercês
04/02/22