SANTOANTONIENSE CONQUISTA SEGUNDO LUGAR EM COMPETIÇÃO DE CICLISMO NO LITORAL BAIANO
“A minha relação com a bicicleta é totalmente amadora. Tenho menos de um ano pedalando, mas hoje eu já pedalo de uma forma mais intensa”, diz Arlan Santos, ciclista que conquistou o segundo lugar após pedalar por 40 km no Suba Forte, evento para os atletas amadores do pedal que ocorreu em Praia do Forte, no litoral baiano.
“Eu classifico o ciclismo como uma atividade terapêutica. Quando montamos em uma bicicleta, não lembramos de mais nada, não temos problemas, só pensamos em pedalar”, conta o ciclista e empresário santoantoniense, ao relatar a sua experiência com o pedal.
O crescimento do ciclismo em Santo Antônio de Jesus está bastante ligado à pandemia do coronavírus, já que muitos começaram a pedalar por ser uma atividade desenvolvida ao ar livre, que pode ser feita de maneira individual ou coletiva.
“Aqui na cidade nós somos privilegiados, porque temos uma região muito boa para pedalar, temos uma zona rural com estradas boas, que nos permite sair para fazer os pedais em grupo ou sozinho”, relata Arlan, enfatizando que a atividade “É realmente fantástica”.
Quando se começa a pedalar, o desejo por novas aventuras torna-se constante. Segundo Arlan, o seu mais recente desafio envolveu um grupo de amigos. “Recentemente fizemos um pedal para Ilhéus, e de lá fomos para Itacaré, e depois voltamos para Santo Antônio. Foi um desafio entre amigos, nada profissional”, relembra o ciclista.
Os benefícios trazidos pelo ciclismo são inúmeros, mas segundo Arlan, “O que eu mais percebo é o condicionamento físico. A gente consegue subir escada sem cansar, ficamos menos ofegantes, controlamos mais os batimentos cardíacos em atividades mais intensas”.
Além dos benefícios físicos, o atleta diz que para ele “os benefícios mentais e psicológicos são ainda mais importantes”, ao recordar que após o ciclismo, se sente mais animado e disposto. “Você tem mais animação para fazer as coisas, acorda mais cedo, conhece pessoas novas, faz boas amizades. Esse é o bom da vida, a gente fazer uma atividade física e de quebra ainda ganhar amigos”, salienta o ciclista de Santo Antônio de Jesus.
Victoria Mercês
04/02/22