Skip links

DIA DO REPÓRTER: LUCAS ALMEIDA É NOSSO HOMENAGEADO

Hoje é o dia do Repórter, o profissional responsável por apurar fatos, cobrir notícias, investigar acontecimentos e comunicar informações de interesse da sociedade. O cargo está presente no rádio, televisão e internet.

A profissão de repórter começou em 1442 quando o alemão Johannes Gutenberg revolucionou a imprensa com uma nova técnica de impressão usando máquinas, dando lugar à impressão manual. A invenção permitiu a criação dos jornais modernos e, com a popularização deles, mais repórteres apareceram.

Aqui no país a profissão só ganhou destaque no início do século XX quando os  jornais começaram a ter caráter noticioso e não mais apenas conteúdos oficiais e opinativos. A partir daí, os repórteres começaram ter mais destaque e importância.

Hoje destacamos o Cruzalmense Lucas Almeida. Lucas é repórter e produtor da TV Bahia, afiliada Rede Globo. No ar no Mosaico Baiano, ele apresenta o quadro Tá Rolando e é repórter BBB na Bahia. Conheça um pouco de sua trajetória na comunicação:

 

Nascido em Cruz das Almas, Lucas Almeida descobriu sua paixão pela comunicação ainda no período escolar, quando fundou a Rádio Landulfo Alves e o Jornal Mural na escola pública onde estudou. Foi diretor do departamento de Políticas para a juventude da secretaria de Políticas Especiais da Prefeitura de Cruz das Almas, de 2017 a 2019, eleito presidente do Conselho Municipal de Juventude e diretor de comunicação e marketing da Rede Body Suplementos. Graduando do Curso de Jornalismo da UFRB, foi na faculdade que se descobriu um agente de transformação da realidade através da comunicação pública. Foi repórter da Revista Canal e, no rádio, passou pela Rede Líder e Santa Cruz FM onde é repórter especial na cobertura do São João de Cruz das Almas. Foi também repórter do Projeto de Extensão Saberes Cruzados, programa exibido na TV Kirimurê e repórter estagiário da TV UFRB onde teve matérias exibidas na TVE Bahia.

Como empreendedor, é criador e diretor criativo da Pretu Massa estamparia e moda Afro onde comunica a luta antirracista através de camisas estampadas. Foi eleito melhor Repórter Web de 2019 e Personalidade do Ano pelo Prêmio Evidência. Recebeu homenagem do Fórum pró Igualdade 20 de Novembro pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e repórter do ano pelo Oscar Notáveis 2021, venceu ainda os prêmios Globo de Programação com os programas Conversa Preta e São João da Rede Bahia.

Lucas é um exemplo de tantos outros colegas de profissão que se mantém firmes, mesmo diante de tantas ameaças, censuras, em tempos sombrios de fake news e desinformação. Valorizar os repórteres e jornalistas hoje é valorizar o compromisso com a verdade.

Danielle Almeida
16/02/22

Leave a comment